Suga colesterol e previne câncer de pele: prepare em casa o kimchi, prato ‘hit’ dos doramas

Todo fã de dorama com certeza já se deparou com esse prato tão famoso nas telinhas. O kimchi, um prato tradicional da culinária coreana, tem cada vez mais participado das mesas brasileiras e do mundo inteiro.

Prato típico coreano domina os doramas e quase sempre estão presentes – Foto: Reprodução/ND

O que é o kimchi?

De acordo com a rede de saúde Vivat, o kimchi é um prato preparado a partir de hortaliças como acelga e nabo, marinados em um molho vermelho picante.

Após um período em salmoura, esses vegetais são envolvidos em uma pasta feita com farinha de arroz, açúcar e uma variedade de temperos. Este processo confere ao kimchi um perfil nutricional rico em vitaminas e minerais essenciais.

O processo de fermentação, traz para o prato propriedades probióticas, que são excelentes para a saúde intestinal. Além disso, o prato é uma fonte abundante de vitaminas como C, betacaroteno e vitaminas do complexo B.

Entre os minerais presentes, destacam-se fósforo, cálcio e potássio.

Benefícios do kimchi

pote de kimchi

Estudos mostraram que o kimchi suga colesterol e açúcar do sangue  – Foto: Freepik/ND

O prato coreano é rico em selênio e alicina, compostos que ajudam a prevenir o colesterol alto. Estudos realizados pelo Departamento de Endocrinologia e Metabolismo da Universidade de Ajou, na Coreia do Sul, mostraram que uma dieta rica em kimchi pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue, colesterol total e colesterol LDL (ruim).

Por ser rico em probióticos e fibras, o kimchi é um excelente aliado para quem busca melhorar o funcionamento do intestino e a saúde da flora intestinal. Por ser abundante em vitamina A, o prato típico coreano também pode ajudar na prevenção do câncer de pele e de outras doenças relacionadas à epiderme.

Saiba como preparar o Kimchi

A enfermeira Kayoko Takeda ensina a como fazer kimchi caseiro a partir de ingredientes simples e acessíveis.

Alimentos de prato típico coreano são acessíveis – Foto: Reprodução/ND

Ingredientes:

  • 1,3 kg de acelga chinesa (um tipo de repolho)
  • 1/2 maçã
  • Alho-poró
  • Cenoura
  • Nabo
  • 1/2 cebola média
  • Cebolinha
  • Gengibre ralado
  • 1 colher de chá de alho picado
  • Molho de peixe
  • Pimenta coreana em pó (Gochugaru)
  • Sal

Modo de preparo:

1. Corte a acelga ao meio e retire a parte central. Mergulhe as folhas em uma salmoura forte (12% de concentração de sal) por 2 a 3 horas para desidratá-las.

2. Enquanto a acelga está de molho, corte a maçã, alho-poró, cenoura, nabo e cebola em pedaços finos. Misture com cebolinha picada, gengibre ralado e alho.

3. Após o período de salmoura, enxágue bem a acelga para remover o excesso de sal e deixe escorrer.

4. Em uma tigela grande, misture os legumes cortados com a acelga desidratada. Adicione a pimenta coreana em pó, o molho de peixe e misture bem. Utilize luvas para proteger as mãos do calor da pimenta.

5.Transfira a mistura para um pote de vidro grande, pressionando bem para remover o ar. Cubra com um saco cheio de água para evitar contato com o ar. Deixe fermentar em temperatura ambiente por 2 a 3 dias.

6. Após a fermentação, transfira o kimchi para potes menores e leve à geladeira. Consumir em pequenas porções e manter bem fechado para evitar exposição ao ar e formação de mofo.

Confira o vídeo completo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.