Alerta ambiental: IMA adverte sobre consumo de pescados em São José e Florianópolis

O IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina) emitiu um comunicado de precaução à população de São José e Florianópolis nesta sexta-feira (8), após detectar uma floração de microalgas na região.

IMA recomenda evitar o consumo de pescados

Os resultados das análises realizadas apontam a proliferação massiva e de grandes proporções de uma microalga marinha do gênero Karenia – Foto: PMSJ/ND

A análise realizada identificou a presença da microalga marinha karenia, associada à morte de animais aquáticos, incluindo peixes.

A orla da Beira-Mar de São José foi uma das áreas afetadas pelo fenômeno, resultando na recolha de peixes mortos pela secretaria de Infraestrutura ao longo da semana.

Michael Rosanelli, superintendente da Fundação do Meio Ambiente de São José, afirmou que a equipe local está monitorando o caso.

“A equipe da fundação continua monitorando a situação, atenta para qualquer alteração que possa ter interferência na vida marinha da localidade, bem como dos pescadores do local”, disse ele.

Segundo o IMA, a floração da microalga na Grande Florianópolis tem causas naturais, provavelmente relacionadas a mudanças oceanográficas e climáticas.

Locais de risco

Equipes do IMA e também da Fundação Municipal do Meio Ambiente estiveram no local para analisar possíveis fatores responsáveis pela morte dos animais – Foto: Reprodução/ND

Os locais considerados de risco, em São José, estão identificados entre a Ponta de Baixo e Serraria, enquanto em Florianópolis abrangem o trecho entre os bairros Abraão e Jardim Atlântico.

“Em geral, a maior parte das florações são inofensivas, mas algumas espécies, como a Karenia spp., podem causar efeitos negativos para a fauna e/ou para o ser humano”, comunica o IMA.

Evitar consumo de pescados

Diante da situação, o órgão ambiental recomenda que a população evite o consumo de pescados provenientes dessas áreas afetadas, bem como evite o contato direto com as manchas no mar.

Em caso de sintomas após o consumo de alimentos do mar, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima e notificar a vigilância epidemiológica e sanitária.

Mais de 100kg de peixes mortos foram encontrados na orla da Ponta de Baixo, em São José – Foto: Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.