Motivo dos ‘tropeços’? Atacantes do Avaí não marcam há 4 jogos na Série B

A invencibilidade do Avaí acabou. Com o revés sofrido na última segunda-feira (8), diante do Novorizontino por 1 a 0, o Leão da Ilha encerrou os 11 jogos invictos com o técnico Gilmar Dal Pazzo. Além de colocar fim na sequência positiva, outro ponto chama atenção: a queda de rendimento da equipe avaiana nas útlimas rodadas.

Embora estivesse invicto, com o tropeço na noite de segunda-feira, o Avaí chegou ao quarto jogo sem vitória e, de quebra, ainda saiu do G-4. O momento de oscilação pode ser atribuido a falta de efetividade ofensiva, já que os atacantes também não balançaram as redes adversárias nesse período.

O último gol marcado por um atacante avaiano foi justamente na última vitória do Avaí, que aconteceu no dia 14 de junho. Naquela ocasião, o atacante Hygor marcou o gol de empate do Leão da Ilha diante do Guarani, na Ressacada. Desde então, são quatro jogos, com três empates e uma derrota.

Ainda dentro desse recorte, o time azurra marcou apenas dois gols, um com o volante Willian Maranhão, contra o América-MG, e outro com o zaguiro Tiago Pagnussat, na partida diante do Amazonas.

Garcez foi mais um com atuação abaixo do que vinha apresentando. Atacantes do Avaí vivem 'seca' de quatro partidas sem marcar

Garcez foi mais um com atuação abaixo do que vinha apresentando. Atacantes do Avaí vivem ‘seca’ de quatro partidas sem marcar – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C/ND

Atacantes do Avaí entre altos e baixos

A temporada avaiana se caracteriza por um fator predominante entre os atacantes do clube: a inconstância. Tanto Hygor, quanto Pedrinho e Garcez tem enfrentado altos e baixos durante o ano.

Até mesmo Gabriel Poveda, artilheiro do clube no ano, não conseguiu desempenhar na Série B e acabou tento seu contrato rescindido.

Fazendo uma comparação com o Campeonato Catarinense, onde o Avaí teve o melhor ataque da competição com 27 gols marcados em 15 jogos, um dado tem chamado atenção.

Gabriel Poveda, artilheiro do Avaí em 2024 deixou o clube ao fim de seu contrato – Foto: Frederico Tadeu/AFC

  • Estadual: Em 15 jogos, foram 27 gols feitos, sendo 20 marcados por atacantes, o que representa 74% do total.
  • Série B: Em 14 jogos, foram 13 gols feitos, sendo seis de atacantes, o que representa 46% do total.

A baixa participação dos atacantes nos gols marcados pela equipe pode ser um dos fatores preponderantes para a queda no rendimento do Avaí no campeonato.

Desde a chegada de Dal Pozzo, o técnico tem utilizado Hygor e Garcez como dupla de ataque e atribui aos atletas uma função tática importante para o funcionamento da equipe.

Atualmente, o Leão da Ilha conta com oito atacantes no elenco: Garcez, Hygor, Pedrinho, Ademilson, Pottker, Gaspar, Cassiano e Vagner Love.

Cassiano e Love são a solução?

Nas movimentações da janela de transferências o clube reforçou principalmente o ataque. Chegaram aos estádio da Ressacada, os atacantes Vagner Love e Cassiano. Mas como essas contratações podem ajudar o clube?

Vagner Love e Cassiano já treinam com o restante do elenco e ficarão a disposição de Dal Pozzo a partir do dia 10 de julho- Foto: Leandro Boeira /Avaí F.C

Na última temporada de Vagner Love disputando a Série B, pelo Sport, o centroavante de 40 anos anotou 11 gols e contribuiu ainda com quatro assistências.

Ou seja, dos 59 gols marcados pelo Sport na Série B de 2023, Love participou de cerca de 25% das ações ofensivas com sucesso da equipe, número superior ao de todos atacantes do Avaí na Segundona deste ano.

Vagner Love foi um dos destaques do Sport na Série B de 2023 – Foto: Rafael Bandeira/Sport/Divulgação/ND

Já Cassiano, que estava no Estoril Praia na última temporada, marcou sete gols gols e contribuiu ainda com três assistências, em 20 partidas disputadas, na principal liga de Portugal.

Seu time marcou 49 gols na liga, o que significa que Cassiano participou de cerca de 20% das ações ofensivas bem sucedidas da equipe, número relevante e que agrega ao elenco avaiano.

Cassiano chega ao Avaí após duas temporadas no futebol português – Foto: Fernando Ferreira/Reprodução/ND

Preparação para a próxima partida

Após a derrota para o Novorizontino no estádio da Ressacada, o Avaí agora volta suas atenções para o duelo do próximo domingo (14), às 16h, diante do Vila Nova, fora de casa.

Para o confronto, o técnico Gilmar Dal Pozzo não poderá contar com o meia João Paulo, suspenso em função do terceiro cartão amarelo. Além dele, Zé Ricardo e Pottker serão avaliados durante a semana para saber a condição de jogo dos atletas.

O volante sentiu uma lesão na coxa no último treino antes do duelo diante no Novorizontino e ficou de fora da partida. Já o atacante avaiano, entrou no decorrer da última partida e teve de ser substituído após deslocar o ombro.

Com a derrota no último jogo, o Leão da Ilha, que havia iniciado a rodada na liderança despencou quatro posições e agora ocupa a 5ª colocação na tabela com 23 pontos conquistados.

Standings provided by Sofascore

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.