A Lua vai atingir o Perigeu, que é o ponto de sua órbita mais próximo da Terra, neste domingo (10), às 4h04 (horário de Brasília). Neste período, o satélite natural da Terra estará posicionada na constelação de Aquário.

O perigeu da Lua ocorre neste domingo (10), às 4h04 (horário de Brasília). – Foto: Mojo IA/Divulgação/ND
Segundo a plataforma In-The-Sky.org, a distância da Lua em relação ao Planeta Terra varia por conta de sua órbita não ser perfeitamente circular. Ela é ligeiramente oval e traça um caminho que é chamado de elipse.
Perigeu da Lua aproxima o satélite natural da Terra
À medida que ela atravessa esse caminho elíptico ao redor do nosso planeta a cada mês, sua distância varia entre 356.500 km no perigeu da Lua e 406.700 km no apogeu (ponto mais distante).

Segundo a plataforma In-The-Sky.org, a distância da Lua em relação ao Planeta Terra varia por conta de sua órbita não ser perfeitamente circular- Foto: Yago Gomes/Arquivo Pessoal
Seu tamanho angular também varia pelo perigeu da Lua, entre 29,4 min de arco e 33,5 min de arco e seu brilho também muda, embora isso seja difícil de detectar na prática, uma vez que as fases da Lua mudam ao mesmo tempo.
O gráfico abaixo mostra esta variação no tamanho angular da Lua em escala. A mudança é tão pequena que é virtualmente é impossível perceber o perigeu da Lua, exceto comparando fotografias:

Lua Cheia
no perigeu da Lua

Lua Cheia
no apogeu da Lua
O período exato do ciclo da Lua entre o perigeu (aproximação mais próxima), o apogeu da Lua (recesso mais distante) e vice-versa é de 27 dias – um período de tempo denominado mês anomalístico.
Fases da Lua

Fases da Lua. – Foto: Mojo IA/Divulgação/ND
- Lua Nova:
Nesta fase, a Lua está localizada entre a Terra e o Sol, com o lado iluminado voltado para o Sol e o lado não iluminado voltado para a Terra. Durante a Lua Nova, a Lua geralmente não é visível no céu noturno, ou pode ser vista muito próxima ao Sol, quase imperceptível. - Lua Crescente:
Após a Lua Nova, a parte iluminada da Lua cresce gradualmente, formando uma crescente que parece uma letra “D” invertida ou um “C”. Nesta fase, a Lua está a um quarto do caminho entre a Lua Nova e a Lua Cheia, e ela é visível no céu durante a tarde e a noite. - Lua Cheia:
Durante esta fase, a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol, com o lado iluminado voltado completamente para a Terra. A Lua Cheia é quando a Lua parece completamente iluminada no céu noturno e é visível durante toda a noite. - Lua Minguante:
Após a Lua Cheia, a parte iluminada da Lua diminui gradualmente, formando um “D” ou um “C”. Nesta fase, a Lua está a três quartos do caminho entre a Lua Cheia e a próxima Lua Nova. A Lua Minguante é visível no céu durante a madrugada e a manhã.