Quem é Noemi Leal, vereadora que assume vaga de Gabrielzinho na Câmara de Florianópolis

A assistente social Noemi Hilda da Silva Leal, conhecida como Noemi Leal (União Brasil), assumiu a cadeira deixada pelo vereador Gabrielzinho (PL) na Câmara de Florianópolis. O parlamentar faleceu no dia 1º de julho em decorrência de uma pneumonia.

Noemi Leal (União Brasil) assumiu a vaga deixada por Gabrielzinho (PL), na Câmara de Vereadores de Florianópolis

Noemi Leal (União Brasil) assumiu a vaga deixada por Gabrielzinho (PL), na Câmara de Vereadores de Florianópolis – Foto: Câmara de Vereadores/ Reprodução/ ND

Noemi era a segunda suplente de Gabrielzinho e assumiu a vaga após Erádio Gonçalves (Podemos) renunciar ao cargo. Ela é pré-candidata nas eleições deste ano.

Conheça a vereadora Noemi Leal (União Brasil)

Noemi Leal venceu a luta contra o câncer de mama em 2023 – Foto: Redes Sociais/ Reprodução/ ND

Aos 54 anos, a assistente social concorreu às eleições de 2020 pelo Podemos e conquistou 1.401 votos, tornando-se a segunda suplente de Gabriel Meurer. Atualmente, está filiada ao União Brasil.

Em 2018, Noemi Leal chegou ocupar uma cadeira na Câmara, tornando-se a 13ª vereadora mulher do município de Florianópolis. Ela também já atuou como superintendente do IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis).

Em 2023, a parlamentar deixou projetos pessoais de lado para se dedicar ao tratamento de um câncer de mama.

Cerimônia discreta marca posse de Noemi Leal

A cerimônia de posse da vereadora aconteceu na última quinta-feira (4) e contou com a presença de familiares, amigos mais próximos e do prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD).

“Para um suplente de vereador, esse momento é muito esperado, porém, eu não esperava que fosse desta forma. Tínhamos um enorme carinho com o Gabriel, trabalhamos do lado dele enquanto eu estava à frente do IGEOF. Ele deixa um grande legado na cidade pois é um exemplo de superação”, declarou Noemi durante a solenidade.

Mulheres na Câmara da capital catarinense

O legislativo de Florianópolis passa a contar, agora, com seis mulheres em sua composição. São elas:

  • Cíntia Mandata Bem Viver (PSOL);
  • Manoella Vieira (PL);
  • Maryanne Mattos (PL);
  • Noemi Leal ((União Brasil);
  • Priscila Fernandes (PSD);
  • Tânia Ramos (PSOL).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.