Histórico: saiba quem é a primeira mulher a comandar o sub-20 da Chapecoense

A 7ª rodada do Campeonato Catarinense sub-20 entrou para a história do futebol e da técnica Nívia de Lima. Ela estreou oficialmente no comando do Sub-20 da Chapecoense e se destaca como a primeira mulher a comandar a categoria no clube. O jogo foi contra o Marcílio Dias, no CT Água Amarela em Chapecó, Oeste de SC.

Nívia é a primeira treinadora mulher a comandar o Sub-20 da chapecoense

Nívia comandou oficialmente o sub-20 da Chapecoense na semana passada – Foto: Carla Cenci/ACF/ND

Nívia tem 43 anos e nasceu na cidade de Recife, em Pernambuco. Há 13 anos ela veio para Chapecó atuar profissionalmente na Female Futsal. “Comecei minha carreira como atleta e tive a oportunidade de vir para SC”, conta.

Como jogadora, Nívia encerrou a carreira em 2011 sendo campeã da Liga Nacional pela equipe de futsal feminino. Porém, os olhos já estavam voltados para a carreira como técnica.

Nívia treinadora

Os campos e as quadras trouxeram experiência para Nívia que sempre desejou ser treinadora. Em 2012, ela passou a integrar o quadro da Chapecoense e atuou nas escolinhas do clube.

De categoria em categoria, Nívia conquistou títulos e foi eleita a melhor técnica de uma competição nacional na passagem pelo sub-15 do clube.

Para ela, receber a oportunidade de comandar o Sub-20 da Chapecoense, além de ser fruto de muito trabalho, é um reconhecimento enorme. “A ficha ainda não caiu. Me emociono com esse feito, pois nunca imaginei quebrar essas barreiras. É uma sensação de dever cumprido”.

Nívia é admirada pelos atletas

Bernardo Grezel, jogador do Sub-20, destaca que aprendeu muita coisa com a treinadora. “Ela é muito especial, contribuiu como atleta e como pessoa em minha formação. Sou muito grato a ela por estar aqui”.

Nívia foi descrita como trabalhadora e guerreira pelo jogador Luciano Ludwig, também da categoria Sub-20. “Acho que ela está pronta e preparada para o desafio”, afirma Ludwig.

Já para Guilherme Stolz, da mesma categoria, Nívia é como uma mãe: “ela me acolheu quando cheguei aqui no Sub-15 e, para mim, ela é um ser humano incrível”, destaca.

Nívia estreou no comando da Chapecoense

Nívia começou na Chapecoense em 2012 e passou pelas categorias de base do clube – Foto: Carla Cenci/ACF/ND

Sonhos e desafios

A treinadora descreve-se como uma pessoa sonhadora que lutou muito para abraçar a oportunidade. “A técnica Nívia é uma missão de formar e ajudar pessoas a realizarem os sonhos assim como elas estão me ajudando a realizar o meu, de estar à frente de uma equipe Sub-20”, completa.

Primeira mulher no Sub-20 da Chape

A técnica torna-se, em nível nacional, uma das primeiras mulheres a comandar uma categoria Sub-20 masculina em clubes de futebol. “É um momento de felicidade estar fazendo história, mas podemos fazer muito mais ainda”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.