Vacina BCG: Chapecó conquista 100% da cobertura vacinal 

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, conquistou 100% da cobertura vacinal para a vacina BCG. O imunizante protege contra formas graves de tuberculose. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica de Chapecó, no dia 01 de julho.

A vacina BCG protege contra formas graves de tuberculose.

O município de Chapecó conquistou 100% da cobertura vacinal para a vacina BCG. – Foto: PMC/Reprodução

A efetividade da campanha é resultado de esforço contínuo e coordenado pela Vigilância Epidemiológica e instituições hospitalares do município. O objetivo é a imunização de recém-nascidos ainda na maternidade.

O programa de vacinação nas maternidades de Chapecó tem se mostrado fundamental para alcançar essa meta. As equipes de saúde asseguram que todos os bebês nascidos em hospitais do município recebam a vacina BCG antes de deixar a maternidade.

“Esse procedimento não só facilita a logística da vacinação, mas também aumenta a adesão dos pais, garantindo que a imunização ocorra de forma rápida e eficaz”, comentou o Secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz.

O que é a vacina BCG?

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é essencial na prevenção de formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, que podem ser fatais, especialmente em crianças pequenas.

A vacinação universal na infância é uma medida preventiva que tem impacto significativo na saúde pública, reduzindo a incidência e a propagação da doença.

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, conquistou 100% da cobertura vacinal para a vacina BCG.  - PMC/Reprodução

1
3

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, conquistou 100% da cobertura vacinal para a vacina BCG. – PMC/Reprodução

O imunizante protege contra formas graves de tuberculose. - PMC/Reprodução

2
3

O imunizante protege contra formas graves de tuberculose. – PMC/Reprodução

A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica de Chapecó, no dia 01 de julho. - PMC/Reprodução

3
3

A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica de Chapecó, no dia 01 de julho. – PMC/Reprodução

“A conquista de uma cobertura vacinal de 100% para a BCG em Chapecó não seria possível sem o esforço coletivo dos profissionais de saúde, das instituições hospitalares e da própria comunidade”, disse o Gerente de Vigilância em Saúde de Chapecó, Rodrigo Momoli.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.