Teatro Carlos Gomes conclui revitalização do auditório Heinz Geyer

O Teatro Carlos Gomes comemora a conclusão do Projeto de Revitalização do Mobiliário do Auditório Heinz Geyer, também conhecido como grande auditório. Após meses de trabalho, o espaço agora conta com uma estrutura renovada, garantindo mais conforto sem perder suas características históricas, preservadas desde os anos 40. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2024 com a reforma do mezanino/balcão, e, em dezembro, avançaram para a plateia, cuja revitalização foi finalizada em janeiro de 2025. Ao todo, cerca de 800 poltronas foram restauradas, mantendo um equilíbrio entre tradição e modernização para oferecer a melhor experiência aos espectadores. “Com mais essa revitalização concluída, o Teatro Carlos Gomes reafirma seu papel como o principal espaço para eventos do Vale do Itajaí, pronto para continuar a receber espetáculos, convenções e palestras de alto nível e proporcionar ótimas experiências ao seu público. Mas, as novidades não param por aí. Agora em 2025 lançamos também cronograma de modernizações e melhorias em diversos espaços do Teatro. Eles acontecerão ao longo do ano através de projetos incentivados via Lei Rouanet – Governo Federal, e de emendas parlamentares federais e estaduais”, afirma o presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck.

A revitalização do auditório trouxe importantes melhorias de acessibilidade. Agora, conta com mais espaços destinados para cadeirantes, além de opções destinadas a pessoas com mobilidade reduzida e poltronas especiais para pessoas obesas. Essas adaptações garantem que todos possam desfrutar dos eventos com segurança, comodidade e uma experiência inclusiva. O projeto foi realizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Estado de Santa Catarina, com a Associação Musical Camerata Vocale como proponente. A Camerata, que está sediada no Teatro Carlos Gomes desde 2013 e possui 46 anos de atuação ininterrupta, liderou essa iniciativa que une tradição e inovação. Para Paula Tessarolo, regente da Camerata Vocale, ser proponente deste projeto é uma honra. “A revitalização do Auditório Heinz Geyer preserva a história e eleva a experiência do público, garantindo que este espaço icônico continue sendo um templo da música e da cultura em Blumenau.”

O que foi feito?

A revitalização incluiu a instalação de novos sistemas de molas, espumas e revestimentos, preservando as características históricas dos anos 40. Os painéis laterais em madeira maciça foram mantidos e restaurados, com as sapatas de fixação ao piso recebendo um verniz acetinado natural, destacando a beleza e a história do material. Todos os mecanismos metálicos foram substituídos por novos, confeccionados em aço de alta durabilidade, garantindo maior segurança e conforto ao público. Os braços das poltronas passaram por um processo completo de restauração e receberam um acabamento refinado de alta qualidade. A empresa Kastrupp foi a responsável pela remoção, reforma e reinstalação das poltronas. Além disso, o piso do auditório foi tratado e regularizado, garantindo sua beleza e assegurando que o espaço permaneça adequado para receber eventos de grande porte.

Sobre o projeto: 

O projeto Revitalização do mobiliário do auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes de Blumenau é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Estado de Santa Catarina. Conta com o patrocínio de All4Labels – Global Packaging Group, Blukit, Dicave e Tirol. Promoção: Camerata Vocale. Realização: Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. 

Revitalização do forro

Além das melhorias nas poltronas, a revitalização do auditório também incluiu a restauração do forro do espaço. Ele passou por um processo de recuperação e revitalização, mantendo sua estética e estrutura original. A limpeza e repintura foram realizadas para corrigir manchas causadas por infiltrações, e placas danificadas foram substituídas por materiais similares. Além disso, foram feitas perfurações estratégicas para futuras melhorias acústicas, permitindo a instalação de painéis difusores sem necessidade de novas intervenções estruturais. A revitalização garantiu que o forro permanecesse autêntico, renovado e preparado para aperfeiçoamentos futuros. A modernização foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado Napoleão Bernardes, que destinou R$ 100 mil do orçamento estadual para custear a reforma. Os recursos foram utilizados diretamente para o pagamento do fornecedor responsável, garantindo que o trabalho fosse realizado sem comprometer a estrutura original do Teatro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.