Mais de 660 usuários foram atendidos nos mutirões da Policlínica no primeiro semestre

Dar vazão aos atendimentos agendados nas unidades de saúde de Blumenau e reduzir o tempo de espera para a consulta com o médico especialista. Com esses objetivos, a equipe da Policlínica Lindolf Bell, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), realiza mutirões de atendimento aos sábados, a cada 15 dias. Desde o início deste ano, mais de 660 pessoas foram beneficiadas com a ação, que segue com os procedimentos agendados até o fim de 2024. Nos mutirões são oferecidos consultas e procedimentos em oftalmologia (infantil), proctologia (adulto), dermatologia, cirurgia ambulatorial, cardiologia, neurologia (pediátrica e adulta), urologia, otorrinolaringologia e demais especialidades ofertadas pela Policlínica.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, comenta que os mutirões atendem as necessidades da população. “A ampliação no número de consultas com maior demanda reprimida, com a oferta de especialidades na Policlínica em tempo oportuno, é mais uma oportunidade de acesso aos serviços de saúde”, acrescenta.

Absenteísmo

A coordenadora da Policlínica, Marlene Feldhaus, diz que neste primeiro semestre a Policlínica conseguiu diminuir o número de faltas aos procedimentos. “O total representa queda de 3,86% no absenteísmo na unidade de atenção especializada. Acredito que as nossas ações internas de aproximação com o usuário e o lembrete das consultas feito um dia antes têm favorecido nessa baixa”, comenta.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam o absenteísmo como problema no contexto da assistência à saúde no setor público, em virtude do grande número de usuários que aguardam atendimento. As faltas também interferem na área econômica, pois acarreta prejuízo à gestão do sistema, contribuindo para o crescimento das filas de espera. O não comparecimento às consultas, exames, procedimentos e terapias agendadas em ambulatórios do SUS, comprometem o atendimento dispensado à população.

“As faltas sem justificativa preocupam. Além de prejudicar outras pessoas que estão na fila de espera, os pacientes faltantes, que não justificam a ausência com pelo menos 24h de antecedência, comprometem o trabalho da equipe. Por isso, reforço o pedido aos moradores que não puderem comparecer aos procedimentos agendados, que façam a comunicação em tempo hábil para que os servidores do setor de regulação possam disponibilizar a vaga para outra pessoa, que aguarda pela mesma consulta ou exame”, finaliza a secretária de Promoção da Saúde.

Fonte: PMB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.