‘Inverno Europeu’: paisagens e ‘aconchego’ de cidade em SC atraem turistas e aquecem economia

Com pouco mais de 12 mil habitantes, Campo Alegre tem se destacado como um requisitado destino de inverno em Santa Catarina. As baixas temperaturas dos últimos dias não apenas atraíram turistas, mas também deram vida a paisagens exuberantes, impulsionaram setores ligados ao turismo e marcaram o início da temporada de inverno na região.

Geadas transformam paisagens em Campo Alegre - @secretochalesecamping/Divulgação/ND

1
2

Geadas transformam paisagens em Campo Alegre – @secretochalesecamping/Divulgação/ND

Cenário é comparado ao de cidades na Europa  - @secretochalesecamping/Divulgação/ND

2
2

Cenário é comparado ao de cidades na Europa – @secretochalesecamping/Divulgação/ND

Empreendedor do ramo de hotelaria, Idali Bosse já nota um aumento significativo na demanda por hospedagem em Campo Alegre desde maio deste ano. Acompanhado da esposa, ele administra quatro chalés e o primeiro domo geodésico da cidade. Para este mês, as reversas no local já estão lotadas.

Domo geodésico é o primeiro na cidade  - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

1
2

Domo geodésico é o primeiro na cidade – Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

São quatro chalés disponíveis para locação   - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

2
2

São quatro chalés disponíveis para locação – Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

“Vimos a partir de maio a demanda aumentar bastante, principalmente em relação ao ano passado que não tivemos um frio tão rigoroso. As pessoas procuram vir passar um final de semana ou durante a semana que tenha geada ou bastante frio em Campo Alegre“, afirma Bosse.

Turismo atrai investimentos

Além do apelo natural, a cidade tem despertado o interesse significativo de empreendedores, que vislumbram transformá-la em uma “nova Gramado” nos próximos anos.

“Apesar de termos bastante oferta, a demanda é muito grande. Temos muitos investidores, cada semana tem um chalé, uma acomodação nova surgindo. Isso traz um crescimento para a nossa cidade e turistas que buscam por essa hospedagem memorável, essa experiência com o frio, com o chalé quentinho com calefator, uma banheira de hidromassagem”, comemora Bosse.

Propriedade rural

Outro destaque em Campo Alegre é a propriedade rural administrada por Nicole Otto Habech. Além de oferecer hospedagens em casas exclusivas e privativas, a propriedade proporciona experiências como cafés da manhã e piqueniques especiais.

“Antes, só trabalhávamos com uma produção tímida de frutas para geleias, mas com a pandemia percebemos que as pessoas precisavam de espaços seguros e agradáveis para passar com a família. Em janeiro de 2020, abrimos as portas para piqueniques privativos em um campo de girassóis,” conta Nicole.

Desde então, o casal expandiu e construiu duas casas de hospedagem, além de áreas para piqueniques.

Paisagem natural se destaca no inverno

Localizada a 64 quilômetros de Joinville, Campo Alegre encanta em dias frios com campos cobertos por geada, “ar puro” e pousadas inspiradas na arquitetura europeia. A região também oferece cascatas e trilhas para os entusiastas de aventura.

“Nós consolidamos nosso lugar como destino de inverno para todo o Estado. Isso é crucial, especialmente neste momento de crescimento que estamos vivenciando. A beleza natural já presente se torna ainda mais encantadora durante o inverno. A geada dos últimos dias foi um verdadeiro presente”, enfatizou Mateus Gabriel Gorniak, secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campo Alegre.

Imagens mostram paisagem após geada   - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

1
3

Imagens mostram paisagem após geada – Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Cidade viveu frio intenso nos últimos dias  - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

2
3

Cidade viveu frio intenso nos últimos dias – Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

- Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

3
3

– Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Alta temporada

Este mês de julho marca a alta temporada na cidade, já notada pelo setor econômico. “Percebemos um movimento intenso desde os primeiros frios leves. A cidade já estava movimentada, com os pontos turísticos e choperias em alta. Os relatos dos empreendedores têm sido muito positivos”, comentou o secretário.

“A temporada é muito aguardada por ser um período perfeito para visitar a cidade, com as geadas temos cenários dignos do inverno Europeu. Os restaurantes e cafés se preocupam em oferecer pratos típicos da região, mas também da alta gastronomia, tem opções para todos os gostos e interesses. Vistas deslumbrantes, passeios imersos na natureza e o aconchego da cidade, fazem de Campo Alegre a princesinha da Serra”, complementa a empreendedora Nicole.

Desenvolvimento e empreendimentos

Campo Alegre está na rota de novos empreendimentos, como o Refúgio das Araucárias, um projeto de alto padrão na Serra da Dona Francisca. Projetos adicionais, incluindo um resort temático medieval e diversos loteamentos, estão em fase de planejamento no município, segundo o secretário.

“Esperamos que daqui dois ou quatro anos tenhamos novos produtos turísticos para complementar ainda mais o que já temos, que são as belezas naturais, os empreendimentos de hospedagem e de aventura”, explicou Gorniak.

Gastronomia local

O setor gastronômico de Campo Alegre também apresenta crescimento. “Antes não tínhamos tantas opções, hoje já temos várias para as pessoas. Com uma gastronomia mais local, trazendo um pouco da nossa cultura”, comentou. Um exemplo da força da gastronomia local foi a Festa da Ovelha que agitou Campo Alegre em março com shows nacionais e pratos à base de ovelha.

'Inverno Europeu': paisagens e 'aconchego' de cidade em SC atraem turistas

Exposição de ovinos foi um dos atrativos do evento – Foto: Divulgação/ND

Festival de Inverno

O ápice desta temporada será o Festival de Inverno de Campo Alegre, que ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de julho no Calçadão da Cascatinha “Amaury Schwarz” no centro da cidade. O evento promete uma programação diversificada com gastronomia, música, artesanato, cultura, esporte e lazer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.