Quem é Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas preso em Madri

O ex-CEO das Lojas Americanas, Miguel Gutierrez, foi preso na manhã desta sexta-feira (28), em Madri. Como possui cidadania espanhola, Gutierrez teve o nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol.

Ex-CEO da Americanas é preso pela Interpol em Madri, após ter nome incluído na lista da Difusão Vermelha.

Ex-CEO da Americanas é preso pela Interpol em Madri, após ter nome incluído na lista da Difusão Vermelha. – Foto: Reprodução/ ND

O empresário teve mandado de prisão expedido no âmbito da Operação Disclosure, da Polícia Federal, realizada na quinta-feira (27). Na data, a ofensiva também apreendeu bens em endereços ligados a ele e a ex-diretora da empresa, Anna Christina Ramos Saicali. Conforme apurou a reportagem, Saicali se encontra em Portugal e não foi localizada.

Ex-CEO da Americanas é suspeito de liderar fraude milionária

Miguel Gutierrez era considerado foragido em mais de 100 países, após ter seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol (Polícia Internacional). Ele vive na capital espanhola há pouco mais de um ano, desde que a fraude na companhia foi descoberta.

Segundo investigação, ele é apontado como o principal mentor do esquema que fraudou contratos e ocultou empréstimos, a fim de mascarar os balanços da empresa. As Lojas Americanas ingressaram com pedido de recuperação judicial quando o desfalque foi descoberto.

Maior fraude financeira da história do país

O rombo milionário causado à Americanas é considerado a maior fraude financeira da história do Brasil, ultrapassando os R$ 25,3 bilhões.

O esquema operava com uma espécie de manipulação de mercado financeiro e, desde que foi descoberto, milhares de funcionários foram demitidos e diversas unidades da rede acabaram fechadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.