Santa Catarina detém recorde de menor temperatura já registrada no Brasil; veja cidade

Santa Catarina é famosa por seu clima frio e tem um recorde em particular que permanece imbatível. Em 11 de junho de 1952, a cidade de Caçador teve a menor temperatura já registrada no Brasil, com impressionantes -14°C, segundo o Epagri/Ciram.

Menor temperatura já registrada no Brasil foi de -14°C em Caçador (SC)

Menor temperatura já registrada no Brasil foi de -14°C em Caçador (SC), em 1952 – Foto: Internet/Reprodução/ND

O responsável por anotar e registrar essa temperatura extrema foi Wilson de Oliveira Quadros, um técnico rural que, na época, trabalhava como observador meteorológico em Caçador. Hoje aposentado e residindo em São José, Wilson, com 87 anos, relembra o evento com orgulho.

“Foi uma época de frio muito rigoroso. Animais morreram no campo e os canos galvanizados que abasteciam as casas dos funcionários e o prédio da Estação congelaram e arrebentaram todos”, contou ele em um vídeo postado por familiares nas redes sociais.


Aposentado da Epagri relembra registro da menor temperatura em SC até hoje: -14 °C, em Caçador – Vídeo: Facebook/Reprodução/ND

Recorde de menor temperatura já registrada no Brasil ainda não foi quebrado

Mesmo com diversas temperaturas baixas já registradas ao longo dos anos no país, SC continua mantendo o recorde histórico de menor temperatura já registrada no Brasil. Além dos -14°C em Caçador, outros cinco municípios catarinenses já registraram temperaturas muito baixas:

  • Xanxerê ( -11,6 °C em 25 de junho de 1945)
  • Valões (-9,8 °C em 14 de julho de 1947)
  • São Joaquim (-9 °C em 14 de julho de 2000)
  • Lages (-7,3 °C em  25 de junho 1945)
  • São Joaquim (-7 °C em 11 de junho de 2016)

Município de Caçador registrou recorde de frio no país em 1952; encanamentos ficaram entupidos com gelo após registros de -14°C na região – Foto: Internet/Reprodução/ND

As ondas de frio no Brasil, como a que gerou o recorde em Caçador, em 1952, são causadas por massas de ar polar de forte intensidade. Fenômenos climáticos como La Niña e El Niño podem acentuar essas condições, tornando as ondas de frio mais intensas e duradouras.

Santa Catarina é um dos estados brasileiros mais atingidos por massas de ar polar, devido a altitude de alguns municípios. Isso  contribui para sua reputação de temperaturas extremas durante o inverno no estado.

O recorde nacional de -14°C permanece com o estado catarinense mesmo após 72 anos. E quem se aventura buscando por neve já sabe onde pode encontrá-la durante o inverno no Sul do Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.