Descubra como urtiga pode ser remédio natural para pressão alta e inchaço

A nutricionista Patricia Leite compartilhou em um vídeo para o seu canal do YouTube os diversos benefícios que o chá de urtiga pode trazer para a saúde.

Urtiga também pode ser usada para estancar sangramentos e melhorar dores de cabeça

Planta também pode ser usada para estancar sangramentos e melhorar dores de cabeça – Foto: Getty Images/ND

Patricia explica que a urtiga, rica em polifenóis, vitaminas A, C e K, é um poderoso diurético que ajuda a desinchar, controla a pressão arterial e possui propriedades anti-inflamatórias.

Ela detalha que o chá de urtiga pode ser especialmente benéfico para pessoas com artrite e artrose devido ao seu efeito anti-inflamatório.

A nutricionista também revela que o chá auxilia na saúde dos rins ao aumentar a filtragem e eliminação de urina, o que pode prevenir cálculos renais e infecções urinárias.

Conforme o portal Tua Saúde, as principais indicações da urtiga são: artrite, osteoartrite, reumatismo, pressão alta, diabete, rinite, tosse alérgica, acne, dermatite, dor muscular, inflamação nas gengivas, anemia, infecção urinária e pedra nos rins.

Planta nativa da Europa é cultivada principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil

Planta nativa da Europa é cultivada principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil – Foto: Reprodução/UFSC/ND

Como fazer chá de urtiga

No vídeo, Patricia instrui sobre como preparar o chá: basta uma colher de chá de folhas de urtiga picadas e uma xícara de água fervente, deixando a mistura em infusão por 10 a 15 minutos.

Ela aconselha evitar adoçantes para manter os benefícios anti-inflamatórios.

Contra-indicações da urtiga

A nutricionista adverte que o consumo excessivo de chá de urtiga pode causar efeitos colaterais, como diarreia, enjoo e contrações uterinas, não sendo recomendado para grávidas, lactantes, crianças sem orientação médica e pessoas com problemas cardíacos.

Planta conhecida por causar alergias pode ser muito benéfica para a saúde

Planta conhecida por causar alergias pode ser muito benéfica para a saúde – Foto: Reprodução/UFSC/ND

Segundo a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a urtiga é considerada abortiva e capaz de afetar o ciclo menstrual (estudos realizados em animais constataram atividade uterina). O uso excessivo durante a amamentação não é recomendado.

A UFSC alerta ainda que a planta é contra-indicada em pessoas com insuficiência ou outras doenças renais, devido à sílica presente em suas folhas.

Confira o vídeo completo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.