3ºC acima da média: Temperatura do oceano em elevação pode prejudicar SC?

A temperatura do oceano está acima da média em toda a Costa do Brasil neste começo de março, aponta o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), dos Estados Unidos. Os dados foram confirmados por uma especialista, que apontou os impactos para a região Sul do país.

na foto aparece as águas quentes por conta da temperatura do Oceano estar em elevação na Costa Brasileira.

Temperatura do oceano está acima da média, conforme dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos. – Foto: Mojo IA/Divulgação/ND

De acordo com a professora de Oceanografia e Clima da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Regina Rodrigues, os dados do NOAA são obtidos por meio de satélites e são estatísticas verdadeiras sobre o aquecimento das águas do oceano.

Conforme a professora, esse aumento nas temperaturas é chamado de anomalias. Esse é o valor que representa o quanto está acima da média para determinadas regiões do Globo.

Dados de anomalia da temperatura do oceano – Foto: NOAA/Divulgação/ND

Conforme a oceanógrafa, a figura acima mostra os desvios da média da temperatura da superfície do mar desta terça-feira (5). Os valores positivos em cores (tons de vermelho) indicam temperaturas acima da média e valores negativos abaixo da média (tons de azul).

Regiões tropicais podem registrar temperatura do oceano até 3 ºC acima da média

Regina destaca ainda que na região Tropical, tanto no Atlântico Sul quanto o Atlântico Norte, as anomalias podem chegar até 3 ºC acima da média. Para a professora, esse valor é significativo se tratando das dimensões do oceano.

Na imagem abaixo é possível ver a evolução das anomalias na temperatura do oceano com a média global. Os dados são coletados desde 1981. A linha em laranja representa o ano de 2023 e em preto escuro representa este ano.

Histórico de anomalias nas temperaturas das águas no oceano – Foto: NOAA/Divulgação/ND

E qual influência para o Sul do Brasil?

A especialista destaca que no Sul do Brasil, a anomalia da temperatura no oceano não é tão significativa. Ela explica que na parte mais longe da Costa, a temperatura apresenta anomalias de fraca intensidade.

Ela comenta ainda que esse aquecimento concentrado na região Tropical do Brasil tem um efeito mais acentuado no Norte e Nordeste. Já no Sul do país o efeito é mais brando, comenta Regina.

Anomalias na temperatura da superfície do oceano – Foto: NOAA/Divulgação/ND

“O El Ninho, que ainda está enfraquecendo, mas ainda está vivo no Pacífico, afeta o clima do Sul, Sudeste e da América do Sul como um todo”, conta. “Então, isso pode ser o fator, localmente o Atlântico tropical que afeta mais o clima e tem menos influência na região Sul do país”, pontua.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.