Combate à dengue: MP determina que Balneário Camboriú faça contratações com urgência

Uma liminar obtida por meio de uma ação civil do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) determina que Balneário Camboriú faça com urgência contratações de agentes de combate às endemias (ACEs), responsáveis pela vistoria nos imóveis para detectar focos do Aedes aegypti.

De acordo com a Justiça, o Município tem 15 dias, a partir do próximo dia 19, para fazer as contratações. Atualmente, Balneário Camboriú conta com 41 ACEs em campo e cinco supervisores.

Agentes de combate à dengue

Município terá 15 dias, a partir do dia 19, para a contratação – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

Segundo o MP, o atual número de agentes e supervisores que trabalham no combate aos focos do mosquito não é suficiente para atender os critérios técnicos das autoridades de saúde.

A 6ª Promotoria de Justiça destaca na ação que o elevado número de pendências de visitas domiciliares constatado em Balneário Camboriú pode ser um reflexo da quantidade insuficiente de agentes em campo.

Conforme parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é necessário um ACE para cada mil imóveis. Considerando as atividades que devem ser desenvolvidas, bem como os 64 mil imóveis em área infestada, a equipe deveria ser composta de 71 profissionais e sete supervisores atuando diretamente em campo.

Balneário Piçarras, cidade também pertencente ao Litoral Norte, saiu na frente e já providenciou a contratação de profissionais para o combate à dengue. A cidade abriu processo seletivo simplificado para contratação de equipe médica em caráter temporário no final de fevereiro.

Situação da dengue em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está entre as 155 cidades catarinenses infestadas pelo mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika.

De acordo com o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), são 285 focos do mosquito identificados entre janeiro e fevereiro deste ano.

Na madrugada desta quinta-feira (7), o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde aplicará inseticida contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros Pioneiros e Nações.

Fumacê contra a dengue em BC

Fumacê percorrerá dois bairros nesta quinta-fera (7) – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

O fumacê, nome popular da aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), começa às 5h pelo Pioneiros. No primeiro bairro, a área atingida será de 18 hectares.

O veículo com o inseticida percorrerá o trecho da Rua Miguel Matte à Rua Arthur Max Doose. Já nas Nações, a área do fumacê será de 60 hectares, da Rua Venezuela à Rua Panamá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.