Os militares do 23° BI (Batalhão de Infantaria) de Blumenau, no Vale do Itajaí, partem neste final de semana em direção à cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde irão prestar ajuda humanitária aos atingidos pelas enchentes.

Militares do 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau partem em missão humanitária ao RS – Foto: 14ª Brigada de Infantaria Motorizada/Reprodução ND
As tropas do 23° BI levarão 14 viaturas e o 33° BI de Cascabel (PR) também encaminhará quatro blindados. Ao todo, 210 homens atuaram na missão, que deve durar aproximadamente 30 dias.
Missão humanitária
Conforme a comunicação da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, o 23° BI esteve de sobreaviso desde o início da catástrofe climática no Rio Grande do Sul e agora se desloca para reforçar os trabalhos junto a mais de 34 mil militares, policiais e agentes que atuam em prol da população gaúcha.
As tropas de Blumenau atuaram na missão humanitária e também irão contribuir para o estabelecimento de um ambiente seguro e estável.
Ver essa foto no Instagram
Apronto Operacional será realizado neste sábado
Na manhã deste sábado (18), a 14ª Bda Inf Mtz (Brigada de Infantaria Motorizada) realizará anunciará o Apronto Operacional em Florianópolis, Capital do Estado.
O evento acontece a partir das 10h30, no 63° Batalhão de Infantaria – Batalhão Fernando Machado, e contará com a presença do comandante da 5ª Divisão de Exército Brasileiro, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, e do comandante da 14ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Marcio Cossich Trindade.
No mesmo dia, as tropas se deslocarão para a capital do Rio Grande do Sul em missão humanitária e para fortalecer as operações de recuperação.
De acordo com a 14ª Bda Inf Mtz, com o novo desdobramento, 980 militares de diversas especialidades (infantaria, engenharia e logística) e mais de 90 viaturas militares estarão a caminho do Estado gaúcho.
Entre os veículos citados estão caminhões, ônibus, caminhões-baú, cisternas de combustível e água, caminhões basculantes, botes pneumáticos, voadeiras, guinchos, viaturas oficina, postos de tratamento de água e cozinhas de campanha.
O que é Apronto Operacional?
O Apronto Operacional é a condição de preparo em que uma OM (Organização Militar) está pronta para ser empregada em uma missão com todo o seu efetivo, equipamentos, armamentos, viaturas, munições, suprimentos e demais fardos de material.