Terceira edição do BRDE Labs vai selecionar 140 startups de tecnologia

“Um programa que transforma empresas.” Essa é a visão compartilhada por um dos empresários cujo estabelecimento foi destaque no BRDE Labs SC, um programa de aceleração de startups lançado em 2022 pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) em parceria com a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

BRDE Labs SC teve detalhes anunciados nesta segunda-feira (4) – Foto: Leo Munhoz/ND

Em sua terceira edição em 2024, o programa busca impactar positivamente mais 140 empresas catarinenses em duas fases. Os detalhes da edição deste ano foram anunciados nesta segunda-feira (4), durante o lançamento, que contou com a presença de autoridades e empreendedores beneficiados nas edições anteriores do BRDE Labs SC.

Como explica o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, nas duas últimas edições, mais de 200 empresas participaram do programa que oferece capacitação através de workshops e mentorias, além de premiações às empresas mais bem avaliadas.

“Esse já é um dos maiores programas do Brasil dessa geração e são recursos do BRDE não reembolsáveis, ou seja, não é financiamento. Estamos investindo junto com a Acate na formação dessas empresas para que elas tenham um impulso em seu desenvolvimento”, relata.

Presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing – Foto: Leo Munhoz/ND

A novidade para este ano é que o BRDE Labs terá duas categorias: uma para startups com foco na aceleração comercial (BRDE Labs SC Growth) e outra para aquelas que buscam preparação para captação de investimento (BRDE Labs SC Venture).

“Nas duas primeiras edições, o programa era voltado para aceleração comercial e, além deste programa que selecionará 100 startups, teremos o Venture que selecionará 40 empresas para receber investimentos”, explica Kleinübing.

Inscrições para o BRDE Labs Venture

As inscrições para o BRDE Labs Venture já estão abertas e vão até o dia 24 de março, destinadas às empresas que participaram das primeiras edições do BRDE Labs SC.

Para a etapa Growth, as inscrições iniciarão no segundo semestre, de 4 de junho a 7 de julho, voltadas para startups com CNAE de tecnologia, CNPJ em Santa Catarina e que já tenham faturamento. A inscrição pode ser feita no site sc.acate.com.br/brdelabs, e as startups selecionadas terão acesso a uma rede de 30 especialistas para networking e compartilhamento de conhecimentos e experiências.

R$ 330 mil em prêmios e 200 negócios apoiados

Nas edições anteriores, foram distribuídos R$ 330 mil em prêmios e 200 negócios foram apoiados, além de 77% das startups participantes terem estruturado seus times de vendas durante o programa.

“Santa Catarina, nos últimos anos, virou uma máquina de criar empreendedores com a ampliação dos programas de mentorias e nós não tínhamos, até então, um programa focado na aceleração comercial. O papel da Acate nesse programa é fazer a seleção das empresas, trabalhar com os mentores e workshops, e estamos muito ansiosos para que seja um sucesso como foi em 2023”, relata o presidente da Acate, Iomani Engelmann Gomes.

O secretário de Estado de Ciência e Inovação, Marcelo Fett, complementa dizendo a importância de incentivar as startups.

“Elas são partes importantes da competitividade de um Estado e iniciativas como essas fomentam um setor que é fundamental, não só para o desenvolvimento econômico estadual, mas também para aumentar a produtividade e gerar empregos de qualidade. O setor de tecnologia emprega muito e paga bons salários, então, iniciativas como essa impulsionam esse mercado tão importante para a geração de oportunidades para o Estado”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.