Agenda cultural sexta-feira: do sagrado de Etérea ao barulho do Dead Fish

Vamos para mais um final de semana e com ele a agenda cultural do Blog. Primeiro dia, sexta-feira (28), com muitas coisas interessantes para se fazer em Floripa.

Aproveitem!

Obra “A Orante”, de Edgard Maxence, integra a nova exposição “Etérea”, do Instituto Collaço Paulo, em Florianópolis – Foto: Eduardo Marques/Divulgação

AGENDA CULTURAL SEXTA (26/04)

Não perca “Etérea”

Não custa nada reforçar que segue em exibição uma das exposições mais impactantes da cidade no momento. É a “Etérea”, mostra de longa duração (vai até 29 de junho) que reúne cerca de cem obras de caráter sacro do acervo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, no Bairro Coqueiros. A visitação é gratuita, de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30, é gratuita.

Por seu caráter, a mostra pode ser neste período uma boa opção de lazer cultural com a família. Criadas por artistas conhecidos e desconhecidos, representativos de diferentes escolas e países, as peças abarcam religiões de matrizes distintas, com obras que se situam entre os séculos 14 e 21, além de ampla gama de materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. Não percam!

Dead Fish e aniversário do Desgosto

Essa não é bem uma dica, mas um retumbante parabéns ao Desgosto Bar pelos seus dois anos de atividade. Em pouco tempo de atividade já acumula grandes momentos, festas e principalmente shows de bandas e artistas independentes locais, nacionais e internacionais.

Por isso merecem a festa que será neste final de semana com duas noites de shows da banda capixaba Dead Fish. Só lamento em dizer que tanto para a sexta (26) quanto para o sábado (27) já não há mais ingressos disponíveis. O pacotinho é dos melhores, Dead Fish chega com um legado de mais de 30 anos a serviço do rock, punk e hardcore e um novo álbum, “Labirinto da Memória”, o nono da carreira, para debulhar nos shows. Viva!

Sexta é dia de Bailinho da banda Marelua, na cervejaria Nefasta – Foto: divulgação

Bailinho Marelua

A Cervejaria Nefasta, no Santa Mônica, leva para o salão a banda Marelua para mais um consagrado bailinho de samba rock autoral. A partir das 19h30min.

Cine Paredão: “O homem que dorme” (1974)

É sexta, então teremos CineParedão no Bosque do CFH da UFSC. O filme da vez é o clássico “O homem que dorme”, produção de 1974 e dirigida por Bernard Queysanne e baseada no livro homônico de Gerorges Perec. Será às 19h30min, com entrada gratuita. Mesmo que chova, a exibição está garantida, pois ela passará para o hall dos Centros Acadêmicos do CFH.

Cantora e escritora Negra Si apresenta nesta sexta, no Sesc Prainha, seu espetáculo “A dor em nós”, às 20h, e com entrada gratuita – Foto: Divulgação

“A dor em nós” no SESC Prainha

Negra Si é uma das novas vozes da poesia e da música na cena de Floripa e por isso fica o convite para a recebermos de braços abertos em sua estreia nos palcos nesta sexta-feira. Ela apresenta o espetáculo “A dor em nós”, a partir 20h, com entrada gratuita no Sesc Prainha (retirada de ingresso a partir das 19h).

Si fará uma leitura dramatizada de poesias e de músicas de sua autoria. São poemas, rimas e canções que trazem ao palco temas que atravessam a vida da artista e a de tantas outras mulheres.

Por meio da escrita a autora busca a cura e por meio da dramatização e do canto, se aproxima do público suscitando reflexões sobre temas urgentes de serem debatidos, como violências domésticas, assédios, racismo, solidão da mulher negra. A direção musical é de Francis Covatti, a direção de cena é de Dea Busato e a coordenação de produção é de Dandara Manoela. Si não poderia estar melhor acompanhada.

Gira tudo no Bugio

Preparem os quadris e as solas porque eles serão exigidos na pista do Bugio Centro. A partir das 21h, os seletores Allen Rosa e Felipe Matins, do projeto Sounds in da City, vão tomar as rédeas das picapes e promover a “Gira”, festa de afrobeats e brasilidades que vai fazer o clima esquentar bonito. Se a sua é dançar, esse será o seu destino.

Incubadora de samba de Odara

Essa sexta terá feições especiais na Casa Odara. Será uma noite de samba com as mulheres, todas artistas novas da cena feminino no Sul do país. Um trabalho de meses em que o espaço abriu a oportunidade para que elas se apresentem e que virou a sua “incubador do samba”. A partir das 21h, vocês vão conhecer essas novas vozes: Ana Maria do Mar, Tayá, Bárbara Mendes e Juliana Araújo Rolim. A entrada é colaborativa.

Balacobaco no John Bull

O povo do hip hop e da cultura street estarão no John Bull nesta sexta para mais uma edição da festa Balacobaco. Na “fita” da atividade de pista, os sonoros Leo Leite, Naomi e Peaga. A partir das 22h na Lagoa da Conceição.

Baile do Real

A entrada é livre e a felicidade garantida nesta sexta no Kilariô Vila Gastrocultural, no Campeche. Mas tem que chegar cedo, às 19h, porque quando se trata do Baile do Rael é melhor não perder qualquer fração de momento.

Carolina Brum é cantora e compositora e atua no cenário musical de Florianópolis desde 2015 – Foto: Elena Ribeiro/Divulgação

Bossa à francesa

A cantora Carolina Brum leva o seu delicioso projeto de versões em francês para canções da Bossa Nova ao Empório Capella, no Itacorubi. A partir das 20h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.