
Um estudo sobre vinagre de maçã, publicado no BMJ Nutrition, Prevention & Health, revelou os seus benefícios para pessoas com sobrepeso ou obesidade.

O vinagre de maçã além de reduzir gordura corporal, também apresentou uma diminuição da glicose sanguínea – Foto: Freepik/ND
Conduzido por pesquisadores libaneses, o pequeno ensaio clínico comparativo envolveu 120 participantes e durou 12 semanas.
Diminuição de gordura corporal
Os resultados indicaram que o consumo diário de vinagre de maçã, em quantidades de 5, 10 ou 15 ml, estava associado a reduções no peso corporal, índice de massa corporal (IMC), glicose sanguínea, triglicerídeos e colesterol.
Os participantes que consumiram vinagre de maçã diariamente perderam entre 6 a 8 kg de peso e reduziram seu IMC em 2,7 a 3 pontos.
Entre os participantes que consumiram vinagre de maçã foi observado uma diminuição nas medidas de cintura e quadril, assim como na proporção de gordura corporal, em comparação com o grupo do placebo.
Mais pesquisas serão feitas
Embora os resultados sejam promissores, os pesquisadores evidenciam a necessidade de mais pesquisas para avaliar os possíveis efeitos colaterais a longo prazo do consumo de vinagre de maçã.
Eles ressaltam que o tamanho da amostra do estudo era pequeno, o que pode limitar a generalização dos resultados.

Estudo sugere que vinagre de maçã pode reduzir gordura no corpo – Foto: Unsplash/ND
Shane McAuliffe, associado acadêmico sênior visitante do Instituto Global NNEdPro para Alimentação, Nutrição e Saúde, alerta para a necessidade de cautela na interpretação dos resultados.
“Embora este estudo tenha demonstrado viabilidade e eficácia, deve-se ter cautela quanto à generalização das conclusões sobre os efeitos independentes do vinagre de maçã nos resultados observados”, afirma McAuliffe.
Atenção! Procure um especialista
Antes de inserir qualquer elemento novo em uma dieta, é sempre recomendado consultar especialistas e não consumir o novo alimento exageradamente.

Sempre que for começar uma nova dieta, é sempre recomendado consultar especialistas – Foto: Freepik/ND