Doença de Fabiana Justus: conheça os sinais da Leucemia Mieloide Aguda

Leucemia Mieloide Aguda, essa é a doença que ganhou força na internet após o diagnóstico de Fabiana Justus, filha de Roberto Justus. Ela, ao lado de esperados 11 mil novos casos em 2024, trazem alerta para a doença, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Fabiana Justus enfrenta batalha contra a doença

Fabiana Justus compartilha sua jornada com Leucemia Mieloide Aguda nas redes sociais – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Neste domingo (21), comemora-se o Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda. A data destina-se a ampliar a conscientização sobre esta forma de câncer sanguíneo e enfatizar a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio aos pacientes.

Fabiana Justus ajuda outros pacientes

Com o diagnóstico da influenciadora Fabiana Justus, outras pessoas puderam se sentir representadas ao sofrer com o diagnóstico.

Fabiana tem compartilhado sua jornada e experiências pessoais com seus seguidores, destacando os desafios enfrentados por pacientes e suas famílias.

A alta de Fabiana Justus

A luta contra o câncer de Leucemia Mieloide Aguda de Fabiana Justus parece estar no fim. Nesta terça-feira (16), a influenciadora celebrou a alta hospitalar nas redes sociais e voltou para casa.

Nos vídeos publicados por ela, Fabiana pede para que os fãs não parem de orar por ela porque caminhada para o fim da luta ainda não acabou.

“Se vocês puderem não parar, continuem, porque ainda tem um caminho aí de cuidados, de me cuidar muito. O dia do transplante é o D 0, eu estou no D 20, aí tem mais 20 dias e eles vão falando tudo nessa linguagem de D”, conta.

Fabiana ainda explica que daqui alguns dias, ainda terá que fazer um exame, que pode ser um dos últimos.

“Então no D 30 eu vou fazer um exame lá, mas, se Deus quiser, nunca mais vou ter que ir duas vezes por semana no hospital para fazer acompanhamento […] Ao longo do tempo vou explicando mais esses pós”, contou.

O que é leucemia mieloide aguda?

De acordo com o Ministério da Saúde, as leucemias agudas são um tipo de câncer que se desenvolve a partir das células sanguíneas em estágio inicial, resultando em uma rápida multiplicação dessas células anormais.

Já na leucemia mielóide aguda, ocorrem mutações genéticas nas células-tronco mieloides, levando à formação de blastos.

Essas células ficam estagnadas em estágios anteriores ao amadurecimento e não conseguem se desenvolver completamente. Como resultado, começam a se multiplicar de forma descontrolada.

Em seguida, de acordo com informações do Observatório de Oncologia, utilizando dados federais, os blastos se proliferam rapidamente na medula óssea, interferindo no desenvolvimento das células saudáveis. Isso leva a um acúmulo significativo de blastos na medula óssea.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil para cada ano triênio de 2023 a 2025 são estimados cerca de 11.540 novos casos de Leucemia.

Fabiana Justus teve alta e voltou para casa

Fabiana Justus recebeu alta nesta semana e voltou para casa – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

A leucemia foi o 13° tipo de câncer mais frequente em 2017, correspondendo a 1,7% do total de novos casos.

Com relação à mortalidade, os óbitos por leucemia no Brasil representaram 3,1% do total de óbitos por câncer em 2017, sendo o 8° tipo de câncer com maior mortalidade.

Sintomas de Anemia Mieloide Aguda

Os sintomas da leucemia mieloide aguda podem se manifestar apenas por alguns dias ou semanas antes do diagnóstico. Os sintomas iniciais mais comuns são decorrentes da hematopoiese alterada, com consequente

  • Anemia;
  • Baixas plaquetas no sangue;
  • Falta de glóbulo branco chamado granulócito.

A anemia pode se manifestar com fadiga, fraqueza, palidez, mal-estar, dispneia ao esforço, taquicardia e dor no peito por esforço.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.