Dispositivos que fazem cegos ‘enxergarem’ são entregues em Balneário Camboriú

A população de cegos e de baixa visão de Balneário Camboriú foi contemplada na última terça-feira (27) com um equipamento de alta tecnologia e acessibilidade. A prefeitura do município realizou a doação de modelos do OrCam MyEye, dispositivo de inteligência e visão artificial, em evento na Casa da Família.

Entrega em Balneário Camboriú de dispositivo que faz cegos 'enxergarem'

Equipamentos voltados a cegos foram entregues ‘com emoção’ em Balneário Camboriú, relatou o prefeito Fabrício Oliveira (PL). – Foto: Divulgação/PMBC

Recém-adquirido pela administração municipal, o instrumento permite ao usuário o acesso fácil a informações como textos, cores e até faces. Isso é feito, por exemplo, com feedbacks sonoros. Além disso, ele é leve, de fácil adaptação a óculos comuns e não precisa estar conectado à internet para funcionar.

Entrega a cegos foi emocionante, relata prefeito de Balneário Camboriú

“Foi um dos dias mais emocionantes do governo, relatou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), sobre a entrega dos dispositivos. “A busca por inovação e tecnologia vem ao encontro da nossa política pública mais inclusiva que promovemos na cidade”.

Entrega em Balneário Camboriú de dispositivo que faz cegos 'enxergarem'

Dispositivos foram custeados pelo Fundo Municipal de Assistência Social  – Foto: Divulgação/PMBC

“Esse aparelho vai me poupar desses constrangimentos de todas as vezes perguntar quem é você, pois vai identificar as pessoas para mim”, destacou Tulio Sene, um dos moradores cegos de Balneário Camboriú beneficiados com a ação.

Os dispositivos foram custeados pelo Fundo Municipal de Assistência Social e destinados aos interessados após cadastro efetuado nas Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e de Educação. Outras unidades estarão alocadas na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis.

“Adquirimos este equipamento para permitir que cegos possam ter o privilégio de ler um livro, reconhecer o rosto de uma pessoa querida, identificar cores e objetos. E tudo isso gratuitamente”, finalizou Fabrício Oliveira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.