Como perder peso depois dos 50? Nutricionista explica

Com o passar dos anos, vai ficando mais difícil manter uma vida ativa e o metabolismo trabalhando a todo vapor. Mas algumas dicas podem ajudar a controlar o peso após os 50 anos.

Nutricionista explica como perder peso após os 50 anos – Foto: Freepik/Reprodução/ND

De acordo com a nutricionista Patricia Leite, essa é a faixa etária que a maioria das pessoas passa por uma mudança no estilo de vida, como a aposentadoria, e deixa de fazer muitas atividades externas.

Essa mudança no estilo de vida pode afetar também a alimentação e a prática de exercícios físicos. Mas é preciso tomar cuidado, pois segundo a nutricionista, após os 50 anos, algumas coisas mudam no organismo, como a perda de massa muscular.

“A massa muscular é o tecido mais metabolicamente ativo no corpo. Então, se você diminui a quantidade de músculo que você tem, consequentemente você diminui o seu metabolismo basal também”, explica a nutricionista.

O metabolismo basal é o responsável por controlar a quantidade de energia que o corpo gasta para manter funções básicas do organismo.

Por isso, é preciso ter uma manutenção desse tecido muscular para garantir que você tenha um bom metabolismo e consiga perder peso de forma mais rápida e saudável.

Como perder peso depois dos 50?

Segundo a nutricionista Patricia Leite, é necessário estabelecer uma meta realista. “Não dá para querer perder 15 kg em dois meses, se você demorou anos para ganhar esses 15 kg”, afirma a nutricionista.

Outro ponto importante, segundo a nutricionista, é tomar cuidado com os lanches entre as refeições principais, que podem contribuir com mais calorias do que o almoço e o jantar.

Consumo de carboidratos

É preciso também observar a qualidade dos carboidratos consumidos. “É importante que você tenha uma alimentação equilibrada. Não precisa deixar de consumir carboidrato, mas é necessário buscar os carboidratos com menor índice glicêmico para manter um melhor controle e evitar a oscilação de glicemia e insulina”, aconselha a nutricionista.

Planeje suas refeições

Determinar o cardápio da semana pode ajudar a manter uma vida saudável. “Evita ficar pensando e acabar petiscando e pedindo comida”, relata a profissional.

Sono de qualidade

“Com o passar da idade, a gente tem uma tendência a dormir menos horas por noite e de pior qualidade”, relata a nutricionista. Focar em um sono restaurador pode ajudar a relaxar e melhorar o metabolismo.

Exercício físico

Segundo a nutricionista, também é importante manter uma vida ativa por meio de atividades físicas. “O exercício melhora uma questão de neurotransmissores e de hormônios que ajudam no processo de emagrecimento.”

Consumo de proteínas e água

Ainda segundo a nutricionista, é importante focar no consumo de proteínas, como carne e peixe, e fibras no dia a dia. Esses alimentos ajudam a aumentar a saciedade e a construção de massa muscular.

Além disso, é importante manter uma hidratação adequada. “O centro da sede é muito próximo do centro da fome no nosso cérebro. Então, às vezes você acha que está com fome, mas está com sede”, explica a nutricionista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.