

Alunos de Pomerode ‘miram no céu’ por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes – Foto: Reprodução/NDTV Record
O céu de Pomerode ganhou novos protagonistas na manhã desta sexta-feira (23). Os alunos dos 9º anos da Escola Básica Municipal Olavo Bilac, do bairro Testo Central, participaram da fase escolar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
O experimento foi realizado no campo do Vera Cruz Esporte Clube, com o suporte da professora de ciências Bruna Hamman.
Como funciona a etapa municipal da Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos de Pomerode ‘miram no céu’ por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes – Foto: Reprodução/NDTV Record
Ação e reação, quantidade de água, pressão e centro de gravidade são alguns dos principais fatores que contribuem para o lançamento dos foguetes confeccionados em garrafas PET pelos alunos.
“A gente começou o conteúdo em sala, com explicações, com pesquisas, com trabalhos que eles fizeram sobre o tema. E daí, a gente veio aliar a parte em sala com a parte prática”, explica a professora Bruna.
No ano passado, a escola alcançou a marca de mais de 90 metros de distância no lançamento de foguetes, o que garantiu a participação na seletiva nacional, realizada no Rio de Janeiro.

Escola municipal de Pomerode conquistou o 2º lugar em Mostra Brasileira de Foguetes de 2024 – Foto: Divulgação/Prefeitura de Pomerode/ND
Na ocasião, os alunos ficaram em 2º lugar e participaram de uma semana de formação, com oficinas e palestras. Este ano, a escola decidiu realizar uma Olimpíada envolvendo todas as turmas do 9º ano, com o apoio da Prefeitura e da direção.
As equipes que alcançarem as maiores distâncias de lançamento garantem vaga na etapa nacional do evento, que será realizada na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre agosto e dezembro de 2025.