Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Após quase duas semanas de estreias emocionantes, coletivas de imprensa repletas de estrelas e festas à beira-mar que vão até o amanhecer, o Festival de Cinema de Cannes se prepara para recolher o tapete vermelho depois de uma última tarefa: coroar o vencedor da Palma de Ouro deste ano.
O júri, composto por nove membros e presidido pela atriz francesa Juliette Binoche, escolherá na noite de sábado (24) um dos 22 filmes em competição para receber o prêmio máximo. Entre os concorrentes estão títulos de Wes Anderson, Ari Aster, Richard Linklater, Joachim Trier e o brasileiro Kleber Mendonça Filho.
Outros prêmios em disputa incluem o Grand Prix, o Prêmio do Júri, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Roteiro.
Esses prêmios podem mudar o rumo de carreiras: Renate Reinsve, que estrela o filme de Trier “Sentimental Value”, disse que vencer como Melhor Atriz em 2021 por “The Worst Person in the World” transformou completamente sua vida.
As decisões do júri serão observadas de perto, especialmente após “Anora”, vencedor da Palma de Ouro em 2024, conquistar cinco Oscars, incluindo Melhor Filme. Já “A Substância”, que levou o prêmio de Melhor Roteiro em Cannes no mesmo ano, também saiu vitorioso no Oscar.
Quem deve levar o maior prêmio de Cannes?
Um indicativo de possíveis vencedores está nas escolhas da distribuidora independente Neon, que acertou os últimos cinco vencedores de Cannes.
Neste ano, a distribuidora norte-americana já garantiu três filmes: “Sentimental Value” (que recebeu mais de 15 minutos de aplausos de pé), “It Was Just an Accident”, do diretor iraniano Jafar Panahi, e “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura.
Outros fortes candidatos, de acordo com o jury grid anual elaborado pela revista especializada ScreenDaily, incluem o drama jurídico ambientado na era stalinista “Two Prosecutors”, e o drama intergeracional da diretora alemã Mascha Schilinski, “Sound of Falling”.
A diretora francesa Julia Ducournau, que estreou “Alpha” nesta edição do festival, e os irmãos belgas Dardenne são os únicos competidores que já venceram a Palma de Ouro.
Ducournau foi apenas a segunda mulher a conquistar o prêmio, em 2021, com Titane. Já Jean-Pierre e Luc Dardenne têm o raro feito de terem vencido duas vezes — com “Rosetta” (1999) e “L’Enfant” (2005).
A 78ª edição do Festival de Cannes começou oficialmente em 13 de maio, com a estreia da comédia francesa “Leave One Day”.
O post “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, Pode Levar Palma de Ouro em Cannes apareceu primeiro em Forbes Brasil.