PT indica ex-prefeito para Superintendência do Ministério da Agricultura em SC

A difícil relação do governo Lula (PT) com a base aliada no Congresso Nacional resultou novamente em mudanças nos cargos federais no Estado. A Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária em Santa Catarina, cujo comando esteve sob influência do MDB desde o início de 2023, agora é está nas mãos dos petistas.

Foto: Instagram de Ivanor Boing
Foto: Instagram de Ivanor Boing

Na quinta-feira, o Diário Oficial da União trouxe a nomeação de Ivanor Boing (PT) para o cargo que foi exercido pelo advogado Fúlvio Rosar Neto (MDB) até abril deste ano. Boing encerrou no final de 2024 seu segundo mandato como vice-prefeito de Vitor Meirelles, no Alto Vale. Ele também foi prefeito da cidade entre 2009 e 2012.

Na geografia interna do PT catarinense, Ivanor Boing integra o grupo ligado ao presidente estadual Décio Lima e à deputada federal Ana Paula Lima. Seu nome faz parte da chapa que apoia a candidatura do deputado estadual Fabiano da Luz à presidência estadual do partido.

Antes, a indicação para o comando do cargo era uma indicação do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB). Fúlvio Rosar Neto pediu exoneração alegando a necessidade de cuidar de seu escritório de advocacia. Sua saída, no entanto, aconteceu na esteira da assinatura do emedebista ao pedido de urgência para votação do projeto que anistia os envolvidos nas depredações das desde dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, uma semana após a posse de Lula como presidente da República.

As assinaturas de integrantes de partidos com cargos no governo federal enfureceu o Palácio do Planalto, que passou a mapear cargos ligados aos parlamentares rebeldes às orientações governistas. Também em abril, o governo Lula já havia substituído o comando da Superintendência do Ministério da Pesca no Estado, com a nomeação do ex-vereador de Garopaba, Jean Ricardo (PSB) para a vaga de Marcelo da Silva, que era respaldado pelo deputado federal Ismael dos Santos (PSD) e pelo suplente Darci de Matos (PSD).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.