Nesta terça-feira, dia 20, o Governo do Estado prometeu concluir o primeiro trecho do prolongamento da Via Expressa, em Blumenau. O compromisso foi assumido em audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais, na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). O encontro reuniu parlamentares, o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper (MDB), e o superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade.
Durante a reunião, Comper e demais representantes do Estado apontaram que a existência de erros no projeto motivaram a paralisação dos serviços em agosto do ano passado. De acordo com eles, a Secretaria de Infraestrutura fará as adequações necessárias para retomada e, consequente, conclusão da primeira etapa, que compreende três quilômetros de ligação da Via Expressa/BR-470 até a Rua Theodoro Pasold.
Entre os pontos que dependem de ajustes estão os acessos à BR-470, que precisam de aprovação pelo DNIT, as cabeceiras do viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf e uma rótula de interseção com a Rua Theodoro Pasold.
Segundo Napoleão, a promessa assumida pelo Estado representa um importante avanço. “Até então, não tínhamos sinalização alguma sobre a continuidade dessa obra estratégica para a Blumenau e toda região. Agora, temos algo concreto que é o compromisso de conclusão desses três quilômetros iniciais, tornando-os funcionais para a mobilidade urbana”, afirmou.
Na audiência, o deputado lamentou que o canteiro de obras tenha se tornado um grande depósito de lixo e cobrou urgência na adoção das medidas necessárias para sua retomada. “O recurso público precisa ser respeitado, por isso aquilo que começou tem que terminar”, destacou.
Rediscussão das etapas seguintes
Os trechos seguintes, que totalizam 12 quilômetros entre a Rua Theodoro Pasold e a SC-108, no pé da serra da Vila Itoupava, precisarão passar por um novo processo de estudo e rediscussão, conforme os representantes do Estado.
Eles alegam a existência de uma série de entraves para a continuidade das etapas posteriores do projeto, como um expressivo passivo financeiro com compensações ambientais e indenizações que anteriormente não estavam contempladas. O secretário Jerry Comper chegou a afirmar que, em valores atualizados, o anel viário demandaria mais de R$ 600 milhões na sua totalidade.
A obra, que começou em 2014 com investimento previsto de R$ 138 milhões, foi idealizada para melhorar o tráfego na região Norte de Blumenau, especialmente aliviando o fluxo intenso da Rua Dr. Pedro Zimmermann, uma das principais vias da cidade.