A responsabilidade social e ambiental está no DNA da Tecelagam Atlântica, desde a sua fundação, há 46 anos, em Brusque-SC. Suas ações de aprimoramento da boa governança corporativa são constantes. A empresa acaba de obter mais um reconhecimento de seus esforços, com a certificação do Selo Ouro da ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil. A associação congrega as principais redes de varejo de moda e têxteis para o lar. Seu objetivo é a promoção de uma moda sustentável e mais acessível, a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.
A certificação é baseada numa auditoria independente de 186 fatores, que vão desde o cumprimento da legislação nas relações de trabalho até um ambiente de produção que preserve a saúde e a integridade dos colaboradores, com uma infraestrutura adequada e a aplicação das normas de segurança. Dentre outros itens, que denotam a responsabilidade social, a auditoria também analisa a gestão ambiental, com o cumprimento das normas técnicas e cuidados na redução do impacto ao ecossistema. A Atlântica foi bem avaliada nos 186 quesitos auditados, o que demonstra a administração eficiente e sustentável. “Acreditamos que quando trabalhamos de maneira íntegra, justa e correta, colhemos bons resultados. Isso está no DNA da Atlântica, na cultura da empresa e em nossos valores”, declara Susy Ogliari, diretora executiva da marca.
Infraestrutura elétrica modernizada
“Essa importante certificação atesta que, cumprimos com todas as nossas obrigações fiscais, financeiras, de saúde e segurança trabalhistas, ambientais e de responsabilidade social”, comemora Sérgio de Sousa, Supervisor de Recursos Humanos da empresa. Sousa ressalta que, na gestão de pessoal, um dos diferenciais é um canal aberto, para que todo colaborador possa se comunicar com a gestão, podendo até mesmo se manifestar de forma anônima. ”Todas as sugestões, reclamações ou elogios são respondidos sem exceção”, explica o supervisor. A saúde mental dos colaboradores também merece atenção especial na Atlântica, que conta com os serviços de uma psicóloga.
Sérgio de Sousa considera que “a certificação também serve para nos autoavaliarmos e percebermos o quanto já evoluímos e o quanto ainda podemos evoluir”. Dentre os avanços mais recentes, a empresa aprimorou sua infraestrutura elétrica, melhorando a eficiência e a segurança. As mudanças estão alinhadas à NR 10, que define os requisitos para os sistemas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia. Um diagrama unifilar mapeia graficamente o circuito elétrico, identificando a localização de pontos de energia, eletrodutos, quadros de distribuição e características dos condutores. A Atlântica também evoluiu no controle de emissão de poluentes, com um Laudo Anual de GEE (gases de efeito estufa). Ele monitora e quantifica a emissão de gases, fornecendo informações valiosas para uma gestão ambiental mais eficiente.
Sobre a Atlântica
A Tecelagam Atlântica foi fundada em 1979, por Antonio Ogliari, em Brusque, no Vale do Itajaí–SC. Importante pólo econômico do país, a região destaca-se pela tradição têxtil, uma das heranças da colonização alemã. Atualmente, os negócios da família englobam desde a fiação, beneficiamento e tinturaria, até a produção final de coleções completas de coordenados de Cama e Banho, que atendem aos consumidores mais exigentes em todas as regiões do país.
A produção sustentável é uma regra básica nas empresas da família, que também são uma referência nacional na gestão ambiental responsável. Dentre outras ações, a Atlântica mantém 1 milhão de m² de área reflorestada, com mais de 300 mil árvores. Também contribuiu para a preservação de 200 mil m² de mata nativa, com 20 nascentes, dando origem ao Parque Atlântica.
Colaboração: Roberto Ozano- Todavia Comunicação