Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Brasil confirmou na sexta-feira (16) o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no município de Montenegro, (RS). Desde então, medidas do planto de Plano de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que têm como objetivo eliminar a doença e preservar a capacidade produtiva do setor, estão sendo realizadas, mas os impactos já são sentidos. Até agora, 8 países e a União Europeia (UE) suspenderam as importações de carne de frango do Brasil. Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, acredita que o Brasil poderá voltar a exportar em 28 dias, caso não seja registrado outro foco.
Veja a seguir o que se sabe até agora sobre a circulação do vírus no país, quais ações para conter a sua disseminação estão sendo tomadas e os países suspenderam as importações de carne de frango.
O que já foi feito
Após a confirmação do primeiro caso, as aves e ovos da granja onde o vírus da gripe aviária foi registrado foram descartados. Depois dessa etapa, inicia-se o processo de limpeza e desinfecção dos 3 incubatórios da propriedade. Os ovos que foram enviados para incubatórios em Minas Gerais, Paraná e outras regiões do RS foram rastreados e serão destruídos como medida de prevenção.
Além disso, o Mapa têm realizado vistorias em propriedades que estão em um raio de 10 quilômetros de onde se declarou a emergência. 30 propriedades a um raio de 3 quilômetros, e 238, de 510, em uma distância de 7 quilômetros a partir do raio de 3 quilômetros, já foram inspecionadas.
Durante o processo, uma investigação de suspeita foi aberta em uma propriedade de subsistência no raio de 3 quilômetros. Segundo o ministério, neste caso, não há impacto no comércio internacional, nem na segurança dos alimentos inspecionados. As amostras coletadas no local serão processadas nesta segunda-feira (19) no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, em Campinas (LFDA-SP), com previsão inicial de resultado preliminar para o final do dia.
Das 7 barreiras de bloqueio de trânsito de animais, 5 já estão instaladas e das 6 barreiras de desinfecção 4 também já estão em funcionamento, com previsão de conclusão para esta segunda-feira.
Novas suspeitas
O Mapa está investigando a existência de outros casos de gripe aviária. Um deles é em uma granja comercial no município de Aguiarnópolis, no Tocantins. A análise preliminar das amostras coletadas revelou a presença de Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade. A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados.
Uma granja comercial em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, também está sendo investigada pelo ministério. Após a confirmação do caso no RS, Santa Catarina proibiu a entrada de aves vivas e ovos férteis provenientes de 12 municípios do estado vizinho. Além desses dois casos suspeitos, mais quatro estão sob análise em propriedades familiares em Triunfo (RS), Gracho Cardoso (SE), Salitre (CE) e Nova Brasilândia (MT).
Em nota, o Mapa, esclareceu que investigações de suspeitas são rotina na atividade da Defesa Agropecuária, e que em casos onde emergências são declaradas o número de investigações tende a aumentar em um primeiro momento.
Exportações de frango suspensas
China, Coreia do Sul, Canadá, Chile, Uruguai, México, África do Sul e a União Europeia suspenderam as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso. Os acordos que preveem bloqueios automáticos das exportações em caso de doenças em granjas, duram em média, 60 dias, mas Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, acredita que o Brasil poderá voltar a exportar em 28 dias, caso não seja registrado outro foco.
Outros mercados da carne de frango brasileira, como Japão, Emirados Árabes e Filipinas fizeram suspensões regionais, ou seja, apenas do estado ou município onde foi detectado o foco de gripe aviária. A Argentina integra esse grupo, mas publicou uma nota afirmando que interrompeu as importações em nível territorial.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e tem a China como maior comprador mundial. Em 2024, o país exportou mais de 5 milhões de toneladas de carne de aves e 562,2 mil toneladas foram para a China, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O post Gripe Aviária no Brasil: O que Se Sabe Até Agora? apareceu primeiro em Forbes Brasil.