Depois de fazer um suspense, o vereador Jean Volpato (PT) decidiu assinar o requerimento para criar a CPI do contrato do esgoto em Blumenau, proposta pela bancada do Novo. Ele foi a quinta assinatura, o número necessário para fazer a CPI ser protocolada. Antes dele, Diego Nasatto e Bruno Win, do Novo, Professor Gilson (União) e Adriano Pereira (PT) tinham assinado.
Havia uma expectativa de que a CPI seria protocolada ainda nesta terça-feira, mas não aconteceu. A demora para Jean Volpato assinar se deu por conta da expectativa dele sobre uma decisão da Justiça a respeito da ação popular que ele impetrou para revisar o quinto aditivo do contrato. Mas a manifestação judicial ainda não aconteceu.
Outro fato é a CPI ter sido protocolada pelo Novo. Quando Jean Volpatou tentou emplacar a CPI da Merenda, em fevereiro, o vereador Diego Nasatto não endossou, para não dar palanque ao petista.
“Não se trata de uma bandeira política, mas de um compromisso com a população que paga caro por um serviço que não está sendo entregue como deveria. Desde o início, assumi a responsabilidade de enfrentar esse problema, inclusive por vias judiciais. Agora, com a CPI, vamos aprofundar essa investigação dentro da Câmara”, afirmou o vereador.
Resta saber como será a postura dos demais vereadores e do governo. Na sessão de terça, alguns parlamentares ligados à base governista pediram a liberação para o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Dênio Scottini, para assinarem a CPI, que foi negada, por uma convicção de que a quinta assinatura não viria.
Agora a situação mudou.