

Bolsonaro cogita Michelle candidata à presidência em 2026 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro (PL) evitou cravar nomes definitivos para a disputa da presidência em 2026 durante entrevista nesta quarta-feira (14). Ele disse que “acredita em milagres” e que ainda há possibilidade de reverter a cassação. No entanto, ele admitiu que Michelle Bolsonaro (PL) pode, sim, ser uma das candidatas ao cargo.
Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos pelo TSE em 2023. A condenação foi motivada por abuso de poder político e uso indevido da comunicação pública durante uma reunião dele com embaixadores estrangeiros, realizada em julho do ano passado no Palácio da Alvorada.
Segundo Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, já disse que o partido considera Bolsonaro como candidato “até os 45 do segundo tempo”. As declarações foram dadas em entrevista ao UOL.
Mas Bolsonaro exaltou Michelle Bolsonaro e comentou a boa posição dela em pesquisas. “Ela nem pediu para ser incluída nas pesquisas e já aparece na frente do Lula. Como primeira-dama, foi exemplar. Atuou nas causas sociais, ajudou pessoas com doenças raras e trabalhou muito bem na comunidade”, afirmou.

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A pesquisa em questão foi divulgada no dia 9 de maio pelo Paraná Pesquisas. Nela, Lula (PT) perderia as Eleições 2026 entre os eleitores paulistas para a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro ou para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Bolsonaro cogita Michelle candidata à presidência em 2026
Sobre uma possível candidatura dela, Bolsonaro disse: “Ela é mulher, fala bem, é evangélica… então tem o carinho de muita gente. Pode ser candidata? Não sei. Ainda é cedo para decidir. Se eu falar muito sobre isso, deixo de ser uma referência política”.

Bolsonaro não descarta Michelle candidata à presidência em entrevista ao UOL – Foto: UOL/YouTube/Reprodução/ND
Bolsonaro também falou sobre outros nomes da direita. Ele citou o ex-presidente Michel Temer, que tem tentado unir nomes sem Bolsonaro ou de figuras mais radicais.
Em relação ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Bolsonaro afirmou que ele tem dito publicamente que pretende disputar a reeleição no estado.
“Tarcísio foi um ótimo ministro, é um grande gestor. Mas ainda está ganhando experiência política, que não é algo fácil”, disse. Ele também afirmou que Tarcísio tem uma dívida de gratidão com ele.