deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) protocolou nesta segunda-feira (12) um requerimento solicitando ao INSS a realização de atendimento presencial para aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios previdenciários. A iniciativa busca garantir que aqueles que enfrentam dificuldades para acessar o aplicativo Meu INSS, usado para contestação e solicitação de ressarcimento, possam registrar suas demandas de forma presencial.
A partir desta terça-feira (13), os beneficiários afetados receberão notificações no celular sobre o problema e, na quarta-feira (14), poderão solicitar o ressarcimento dos valores descontados indevidamente. No entanto, grande parte dos aposentados pode não ter acesso à internet ou saber utilizar o aplicativo, por isso Cobalchini quer que o atendimento também seja prestado de forma presencial.
Cobalchini propõe atendimento presencial de segunda a sexta e mutirões nos finais de semana, realizados nas unidades do INSS, permitindo que os segurados tenham suporte direto para esclarecer dúvidas e registrar a contestação dos descontos. “O aposentado já teve desconto indevido. Agora, ele, que muitas vezes é um idoso que nem sabe usar aplicativos, terá que descobrir sozinho como contestar. Isso não faz sentido!”, afirmou o deputado.