
O deputado federal Pezenti (MDB) reagiu às declarações do ministro das Cidades, Jader Filho, que defendeu em entrevista ao portal Metrópoles, o apoio do MDB à reeleição do presidente Lula em 2026. Integrante da bancada emedebista na Câmara, Pezenti reafirmou sua postura de oposição ao governo federal.
“Sou deputado federal pelo MDB e não estarei com Lula em 2026. Não estive em 2022, não estou agora e jamais estarei”, declarou o parlamentar catarinense.
A fala de Pezenti contrasta com a do ministro, que afirmou em entrevista que seria “incoerente” o partido, ocupando três ministérios no atual governo, não apoiar Lula em uma eventual candidatura à reeleição. “O MDB tem o dever de permanecer com o presidente”, disse Jader Filho, que é irmão do governador do Pará, Helder Barbalho, um dos cotados para ser vice de Lula.
Apesar de o MDB integrar a base aliada e controlar pastas estratégicas como Planejamento, Transportes e Cidades, Pezenti tem adotado uma postura firme e crítica à atual gestão.
“Não dá para compactuar com um governo que vive de aumentar impostos, afunda o país numa política fiscal desastrosa e trata o dinheiro público com total irresponsabilidade. Quem paga essa conta somos todos nós”, criticou Pezenti.