Em entrevista à mídia do Vaticano, Dom Timothy Broglio expressou seu sentimento de felicidade e confiança no novo pontificado
Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Youtube
O arcebispo e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Timothy Broglio, expressou sua felicidade pela eleição do cardeal Robert Francis Prevost. Em entrevista à mídia vaticana, dom Timothy Broglio assegurou suas orações para o início do novo pontificado de Leão XIV.
A força do nome
O líder dos Bispos norte-americanos ressaltou o sentido profundo na escolha do nome Leão. “Evoca a memória de Leão XIII, o primeiro Papa a enunciar, claramente, a Doutrina Social da Igreja”, frisou.
Dom Timothy alertou para as situações de conflito que persistem em muitos países devido às guerras. “Estamos todos preocupados pelas diversas situações que continuam a surgir em nosso mundo, como no Paquistão, Índia, Ucrânia, Oriente Médio e em muitas partes da África. Por isso, acho muito pertinente que ele fale e promova a paz e alimente o diálogo no nosso mundo”, ressaltou.
Igreja unida
Segundo o arcebispo, as palavras do novo Pontífice sobre a necessidade de uma Igreja unida também são importantes para o povo norte-americano. “Uma das coisas que devemos aprender é ouvir os outros, mesmo tendo que discordar; mas, cada pessoa é criada à imagem e semelhança de Deus e isso nunca devemos esquecer. Espero que sua mensagem seja recebida como um convite a sermos unidos e instrumentos de diálogo”, expressou.
A riqueza da internacionalidade
A internacionalidade do Papa Leão XIV, de origem italiana, francesa e espanhola, e sua grande experiência pastoral na América Latina são um dom para seu ministério universal, como acrescentouo prelado estadunidense.
“Acho muito importante viver em diferentes partes do mundo; isso faz muita diferença, pois proporciona profundidade, perspectiva e riqueza, que o ajudará a liderar a Igreja. Sua experiência global o ajudará a evitar que a Igreja se perca em seu âmbito de atuação”.
As primeiras palavras do Papa
Para Dom Broglio, o uso do italiano no primeiro discurso do Papa Leão XIV indica o significado pastoral da linguagem. “Como Bispo de Roma, acho importante que ele fale em italiano; mas, reconheço também o conforto que tal escolha pode comportar para os católicos de língua espanhola, especialmente à luz da recente morte do Papa Francisco. É confortante ver que o novo Pastor também pode chegar aos seus corações”, finalizou.
O post Arcebispo norte-americano expressa alegria pela eleição de Leão XIV apareceu primeiro em Notícias.