

Lula na Rússia: presidente reforça parceria com Putin e defende comércio justo entre as nações – Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente Vladimir Putin durante visita em Moscou, nesta sexta-feira (9), e defendeu o fortalecimento da parceria entre Brasil e Rússia. Lula destacou que quer ampliar as relações entre os dois países, principalmente nas áreas de energia, ciência e tecnologia.
Segundo o presidente brasileiro, o Brasil tem grande interesse na experiência russa com pequenas usinas nucleares e quer aprender com esse modelo. Ele também reforçou que a relação comercial entre os dois países tem muito espaço para crescer, mesmo que atualmente o Brasil compre mais da Rússia do que vende.
Em 2024, o comércio bilateral chegou a US$ 12,5 bilhões, com destaque para a importação de dois produtos fundamentais, fertilizantes e óleo diesel, e exportando, principalmente, produtos do agronegócio, como soja, carne bovina, café não torrado, carne de aves e suas miudezas e tabaco.
“Esta minha visita aqui é para estreitar e refazer, com muito mais força, a nossa construção de parceria estratégica. O Brasil tem interesses políticos, comerciais, culturais, interesses científico e tecnológico com a Rússia”, disse Lula na Rússia.
Críticas ao tarifaço dos EUA
Ainda durante a reunião de Lula na Rússia, o presidente criticou as recentes medidas dos Estados Unidos, sob o presidente Donald Trump, que aumentaram tarifas de importação em meio à guerra comercial com a China, conforme informações da Agência Brasil.
Segundo Lula, esse tipo de política vai contra os princípios do livre comércio e da cooperação internacional.

Lula na Rússia: Presidente da República durante reunião com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin. Grande Palácio do Kremlin, Rússia – Foto: Ricardo Stuckert / PR
“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, jogam por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra, muitas vezes, o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, disse Lula.
Agenda internacional
A visita de Lula na Rússia ocorre durante as celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial, o feriado mais importante do país, celebrado com um grande desfile militar na Praça Vermelha.
Após os compromissos em Moscou, Lula segue para Pequim, na China, onde participará de uma cúpula com países da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), nos dias 12 e 13 de maio, e também fará uma visita de Estado, com a previsão de assinatura de pelo menos 16 acordos bilaterais.
*Com informações de Agência Brasil.