

Cidade de SC com maior número de católicos tem arquidiocese e igreja de quase dois séculos – Foto: Alana e Max Schwoelk/Catedral São Francisco Xavier/ND
Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, tem 65,16% dos moradores autodeclarados católicos. O município é o que mais tem fiéis da Igreja Apostólica Romana no estado, com 335.698 pessoas que seguem a religião. Na sequência, ficam Florianópolis – com 267.618 católicos -, e Blumenau – com 209.590.
Os números mostram que mais da metade de Joinville segue a tradicional religião. Em contrapartida, 145.967 moradores da cidade são evangélicos – sendo 91.593 pessoas que seguem a vertente Pentecostal.
Os dados, levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda mostram que alguns habitantes também seguem outras vertentes do cristianismo católico, como a ortodoxa – com 266 fiéis – e Apostólica Brasileira – com 375.
Igreja mais antiga de Joinville
Os católicos de Joinville, que seguem a vertente romana, também contam com a igreja mais antiga do município. A Catedral São Francisco Xavier foi fundada em 1867, mas desde então passou por várias transformações em sua estrutura.
Em 29 de junho de 1933, foi divulgada a ideia da nova catedral em uma carta pastoral. Onze anos depois, no entanto, a obra do templo sofreu um imprevisto e foi paralisada devido à guerra e seus reflexos na falta de materiais.
Apenas em 1959, as obras foram retomadas após a assinatura de um novo contrato para a construção do local. A nova catedral foi inaugurada em 1977.
Atualmente, o local passa novamente por obras, que devem ser finalizadas em 2027.
Arquidiocese de Joinville
A Igreja Católica de Joinville celebrou, em novembro de 2011, a elevação da diocese ao status de arquidiocese, um antigo sonho da comunidade. A decisão do Papa Francisco, confirmada em outubro do mesmo ano, instituiu duas novas províncias eclesiásticas em Santa Catarina: Joinville e Chapecó, somando-se à de Florianópolis e redefinindo a estrutura eclesiástica do Estado.
Com a elevação, as dioceses de Blumenau e Rio do Sul, anteriormente ligadas à Arquidiocese de Florianópolis, passam a ser sufragâneas da nova arquidiocese do Norte catarinense. Esse modelo de organização visa facilitar a integração entre dioceses geograficamente próximas.
Números da Arquidiocese de Joinville
A Arquidiocese de Joinville reúne 66 paróquias, 155 padres e 95 diáconos, abrangendo cerca de 1,35 milhão de pessoas em 18 municípios do Norte catarinense. Com a elevação ao status de arquidiocese, a Igreja Católica de Joinville busca fortalecer sua presença na região e ampliar sua atuação pastoral.
Nova liderança e papel pastoral
Dom Francisco Carlos Bach, antes bispo de Joinville, foi nomeado arcebispo metropolitano da nova arquidiocese. Para marcar a data, Dom Francisco se sentou na cadeira usada em 1929 pelo primeiro bispo da Diocese de Joinville, Dom Pio de Freitas.

Para marcar a data, Dom Francisco se sentou na cadeira usada em 1929 pelo primeiro bispo da Diocese de Joinville, Dom Pio de Freitas. – Foto: Arquidiocese de Joinville/Divulgação/ND
“Eu nunca imaginava nem ser bispo, aliás, ninguém fica padre para si mesmo. É emocionante, louvado seja Deus. Queremos continuar a trabalhar para ajudar as pessoas a terem uma vida digna e se encontrarem com Deus, levando adiante nossa missão”, declarou o arcebispo.
Para Dom Francisco, a nova configuração também reflete o reconhecimento da importância de Joinville e sua tradição de fé: “Joinville se torna não só uma referência para seus fiéis, mas também uma parceira no fortalecimento da Igreja em Santa Catarina, assumindo sua nova missão com alegria e devoção”, concluiu o arcebispo.