

Papa Leão XIV foi eleito nesta quarta-feira (8) – Foto: Vatican News/ND
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados divulgou nota oficial nesta quinta-feira (08) após a divulgação, pelo Vaticano, da eleição do novo papa Leão XIV.
O anúncio da eleição do novo Chefe da Igreja, em substituição ao papa Francisco, enterrado na semana passada em Roma, foi feito no início da tarde durante a realização do conclave, com a emissão da tradicional fumaça branca.
“Em nome da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, saúdo a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como novo Chefe da Igreja de Cristo, ao tempo em que desejamos ao Papa Leão XIV muita força e serenidade para liderar a comunidade católica em todo o mundo”, diz o documento, assinado pelo presidente da CREDN, deputado Filipe Barros (PL-PR).
A nota destaca a trajetória do cardeal norte-americano ao longo da vida religiosa, e destaca a atuação de Robert Francis Prevost com a formação de quadros ecelesiásticos no interior do Peru.
“A sua eleição é, para nós, motivo de regozijo e esperança na construção da paz por meio da fé, dos valores, da família e do respeito que devem permear as ações dos nossos líderes”, diz o documento.
Quem é o Papa Leão XIV
Robert Francis Prevost, de 69 anos, o sucessor de Francisco, é o novo papa e primeiro norte-americano da história. Leão XIV também tem nacionalidade peruana e é poliglota. Ele foi eleito e apresentado ao mundo em seguida, com uma aparição na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios.
O Pontífice decidiu adotar o nome de Leão XIV, o quarto mais comum no Vaticano, e sua escolha foi anunciada pelo cardeal Dominique Mamberti em latim, seguindo a tradição da Igreja Católica. “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”), afirmou
Da sacada, o novo papa fez a bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo), dedicada a milhares de fiéis que estavam frente à Basílica de São Pedro. Leão XIV ingressou na igreja em 1978 e fez os votos solenes em 1981.
O novo papa, é o primeiro agostiniano, de um dos ramos mais antigos da Igreja Católica. Inspirada na vida e nos escritos de Santo Agostinho, ela une espiritualidade profunda com compromisso intelectual e social.
Presidentes do Congresso também saudaram Leão XIV
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também comemoraram a escolha do novo papa da Igreja Católica, Leão XIV, eleito pontífice nesta quinta-feira (08).
Na rede social X, Hugo Motta saudou o pontífice e disse que ele tem como missão a “conciliação”.

Relembre os 13 ‘Leões’ anteriores ao Papa Leão XIV – Foto: Vatican News/ND
“Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, disse.
Já Alcolumbre, em nota, disse: “’Recebo com alegria e respeito a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV. Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário’.
O novo papa foi eleito em uma votação com a presença de 133 cardeais na Capela Sistina. Leão XIV substitui o papa Francisco e é o 267º papa da história.