Dia da Vitória: quem é o único veterano da Segunda Guerra Mundial vivo em SC

Foto mostra sargento Hugo, único veterano da Segunda Guerra Mundial vivo em SC, sentado enquanto recebe homenagem de militar.

Veterano foi homenageado com medalha nesta quarta-feira (7), em Camboriú – Foto: Divulgação/ND

Em comemoração aos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, completos nesta quinta-feira (8), o único veterano vivo em Santa Catarina recebeu uma homenagem do Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), com sede em Florianópolis. A data celebra anualmente a rendição nazista às forças aliadas.

Aos 105 anos de idade, o 3º Sargento Hugo Pedro Felisbino, veterano da Força Expedicionária Brasileira, recebeu em sua casa, em Camboriú, o comandante do 23º Batalhão de Infantaria, Coronel Antonio Fernando Adorno Cossa.

Quem é o único veterano da Segunda Guerra Mundial vivo em SC

Conhecido na cidade como “Vô Hugo”, Hugo Pedro Felisbino é natural de Tijucas e nasceu em 30 de dezembro de 1919, mas escolheu Camboriú para morar.

Foto em preto e branco mostra Hugo no acampamento da Força Expedicionária Brasileira

Hugo no acampamento da Força Expedicionária Brasileira – Foto: Hugo Pedro Felisbino/Arquivo Pessoal

O 3º Sgt Felisbino incorporou ao Exército em 1941 no então 32º Batalhão de Caçadores. Embarcou para a Segunda Guerra Mundial em 1944, juntando-se às tropas do 6° Regimento de Infantaria (atual, 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel). “Vô Hugo” ficou, ao todo, por oito meses em combate.

No segundo semestre de 2022, a escritora Keila Eliza Borinelli transformou as memórias do herói da guerra em livro. A obra “Memórias de um Centenário da Força Expedicionária Brasileira” relata a experiência de Hugo como um jovem servindo o Brasil em um país estrangeiro

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.