A Defesa Civil de Blumenau está programando para o dia 5 de julho o simulado de enfrentamento de desastres. A região escolhida para sediar a capacitação das equipes foi o bairro Nova Esperança, localidade afetada pela catástrofe de 2008. Os preparativos do simulado já estão em curso, inclusive com a visita juntamente dos integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) aos locais selecionados.
O simulado foi previsto para ocorrer dentro da programação Julho Laranja, que por lei é instituído como o mês da Defesa Civil, quando ocorre uma série de ações alusivas à prevenção e a cultura de percepção de risco.
Conforme a Defesa Civil, o simulado é uma forma de preparar a população para o enfrentamento aos desastres. “É crucial que as equipes de resposta e de acolhimento estejam alinhadas e cientes do papel em eventos reais. Para isso, nada melhor do que um simulado, para figurar um cenário possível do que possa acontecer em uma eventual tragédia”, explica o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.
Para o simulado de julho deste ano, a Escola Estadual Básica Hermann Hamann foi selecionada como o ponto de concentração e de abrigo. O cenário criado na Nova Esperança para o treinamento será um de um volume de chuva superior a 150mm, causando inúmeros deslizamentos de grande proporções, incluindo soterramentos e vítimas. As áreas mapeadas pela Defesa Civil ficarão no perímetro entre as ruas Júlio Michel, Nésio Antunes da Silva, Henrique Reif e transversais.
A operação contará com cerca de 18 entidades, entre Bombeiros, Exército, polícias Militar e Científica e Samu, além de várias secretarias municipais e outras unidades de apoio como Jeep Clube e de radioamadores.
Fonte: PMB