

Mais Médicos tem edital lançado com 102 vagas para profissionais em Santa Catarina – Foto: Jerônimo Gonzales/MS/ND
O novo edital lançado pelo Ministério da Saúde para o programa Mais Médicos prevê 102 vagas para atuação em Santa Catarina. As inscrições vão até quinta-feira (8). As oportunidades estão distribuídas em 71 municípios do estado.
Os médicos do programa integram as equipes de Saúde da Família e oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. A cidade catarinense com mais vagas é Joinville, com seis postos de trabalho.
A oferta das vagas considera o cenário de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. O estudo foi lançado na última quarta-feira (30).
A prioridade do Mais Médicos é atender as de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. Uma das oportunidades em Santa Catarina é voltada para o Distrito Sanitário Especial Indígena de José Boiteux.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde levando médicos até as regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais. A meta do governo é chegar a 28 mil profissionais até o fim de 2025.
Ao todo, são 3.174 vagas disponíveis no Brasil neste edital. Destas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

Mais Médicos visa fortalecer a atenção primária à saúde, levando profissionais para áreas remotas ou de escassez de atendimento – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
Como se inscrever no Mais Médicos
- Os profissionais médicos devem realizar as adesões ao programa por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas;
- Ao acessar o sistema, é possível consultar as localidades disponíveis;
- O prazo limite para inscrição é quinta-feira (8);
- O profissional deve escolher entre as três opções de perfis profissionais no momento da inscrição;
- A documentação e as demais condições exigidas para os médicos brasileiros com registro no Brasil e para os intercambistas (brasileiros e estrangeiros) estão descritas no edital;
- Os profissionais terão direito a benefícios como bolsa formação, ajuda de custo e auxílios;
- É possível a permanência no programa por até 48 meses, sem vínculo empregatício de qualquer natureza.
Quem pode atuar no Mais Médicos
- Médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina ou com diploma revalidado no Brasil;
- Médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro);
- Médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).
O Ministério da Saúde informa que para os dois últimos perfis profissionais é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação. O treinamento é específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.