A Câmara de Florianópolis aprovou na sessão desta terça-feira (6), por unanimidade, a criação de uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) para discutir as ações envolvendo as pessoas em situação de rua. De acordo com o autor, Ricardo José de Souza (PSD), o Diácono Ricardo, o objetivo é “analisar as políticas públicas existentes, propor novos caminhos e assegurar a implementação de ações que atendam com dignidade e respeito às
necessidades dessa população”. Segundo ele, “a ação integrada entre as áreas de saúde, assistência social e
segurança pública é crucial para a construção de soluções”.
POLÊMICA
Um pedido de vista na reunião extraordinária do Conselho Universitário adiou, nesta terça-feira (6), a votação da polêmica proposta de retirada da homenagem que dá o nome de João David Ferreira Lima ao campus da UFSC. A sugestão faz parte de um encaminhamento do relatório da Comissão da Memória e Verdade da instituição, que sustenta que o primeiro reitor da universidade teria colaborado com a ditadura. O tema deve voltar à pauta na próxima reunião ordinária.
ACELERA MARIQUINHA
O projeto Acelera Mariquinha, que pretende desenvolver negócios no segmento alimentação fora do lar a partir de ideias dos moradores da comunidade, está com inscrições abertas até 11 de junho. O programa é uma parceria entre Abrasel SC, Sebrae/SC e TXM Methods. De acordo com o edital, podem se inscrever pessoas que tenham uma ideia mas não sabem como transformar em negócio, que tenham um pequeno negócio informal e que queiram formalizar, ou até participantes que já têm um negócio formalizado na comunidade, mas desejam estruturá-lo melhor para ganhar escala. As inscrições podem ser realizadas pelo Whats App – (48) 99132-8760.
PRÊMIO SEBRAE
O Sebrae/SC lançou nesta terça-feira (6) a 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que tem como tema central “Empreendedorismo com foco nos pequenos negócios”. As inscrições estão abertas até 9 de junho e podem participar jornalistas e estudantes com trabalhos publicados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. As categorias são texto, áudio, vídeo, fotojornalismo e, pelo segundo ano consecutivo, jornalismo universitário. A cerimônia estadual de premiação será em agosto.
BUROCRACIA NA SPU
A Secretaria do Patrimônio da União está impondo uma mudança desastrosa no sistema, deixando milhões de administrados sem acesso aos próprios processos. O prejuízo é ainda maior para os profissionais que atuam junto ao órgão, agora impedidos de acompanhar ou atualizar a situação de seus clientes. Pior: tudo indica que será necessário fazer um novo pedido de acesso em cada processo, mesmo os já cadastrados — uma burocracia absurda. Não há qualquer previsão para liberação do acesso dos usuários ao sistema, o que pode se arrastar por semanas.
QUALIDADE
A Fahece recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia o modelo de gestão da qualidade nas unidades de saúde que administra. Além do Hemosc, Cepon e Samu, o Laboratório de Anatomia-Patológica conquistou a certificação pela primeira vez. A Fahece foi a primeira Organização Social de Saúde (OSS) a receber uma Acreditação Integrada de Redes no Brasil. “A acreditação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas unidades sob nossa gestão e garante uma forte integração dos serviços. O processo de melhoria é contínuo e estamos comprometidos com isso”, ressalta o presidente da Fahece, Alvin Laemmel.
TURISMO – O Destino Floripa & Região realiza nesta quinta-feira (8) o Painel de Turismo com o tema “Integração do Turismo – Florianópolis e Região”. Além do presidente da entidade, Mario Costa Junior, participam como painelistas o diretor executivo da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Marius Bagnati, o secretário de Turismo de Garopaba, Serginho Lima, e o consultor de Turismo Carlos Capellini.