

Wilfredo Gomes (sentado) será ocônsul honorário do Reino do Marrocos em Florianópolis
A inauguração do Consulado Honorário do Reino do Marrocos em Florianópolis marca um novo capítulo nas relações entre o Brasil e o Marrocos, com um foco especial no estreitamento dos laços entre Santa Catarina e o país africano.
A presença oficial do Marrocos na capital catarinense abre portas para uma série de novas oportunidades de cooperação, especialmente nas áreas de comércio, cultura e ciência.
O Marrocos, uma potência na produção de fosfato e fertilizantes, tem muito a oferecer a Santa Catarina, Estado com um setor agropecuário robusto e altamente competitivo.
A parceria no desenvolvimento de tecnologias agrícolas e na segurança alimentar, por exemplo, promete beneficiar tanto os marroquinos quanto os catarinenses, fortalecendo ainda mais a economia e as relações comerciais entre os dois países.
A possibilidade de colaboração científica, com destaque para a pesquisa no Sapiens Parque, é outra oportunidade significativa para impulsionar a inovação.
Nabil Adghoghi, embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, destacou o potencial extraordinário dessa parceria, que pode se expandir para áreas como turismo, portos e pesquisa científica.
A inauguração do consulado representa, portanto, não apenas um gesto diplomático, mas um marco estratégico para ambos os países, com benefícios palpáveis no curto e longo prazo.
À medida que o Marrocos se destaca no cenário africano e mundial, é essencial que o Brasil aproveite as oportunidades que surgem com essa nova relação, solidificando uma parceria de longo prazo com um dos países mais dinâmicos da África.
Cônsul honorário
Wilfredo Gomes assumiu oficialmente o cargo de cônsul honorário do Reino do Marrocos em Florianópolis. A solenidade contou com a presença do embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi. A inauguração do consulado fortalece os laços bilaterais, especialmente nas áreas de comércio, cultura e inovação tecnológica.
Na foto, os cinco embaixadores (à esq.) de países árabes que visitam Santa Catarina, Wilfredo (sentado), a vice-governadora Marilisa Boehm, o prefeito Topázio Neto e o secretário de Estado de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen.
Quinto Constitucional
A possível adoção de paridade de gênero pela OAB/SC na escolha da lista sêxtupla para o Quinto Constitucional no TJSC pode gerar insegurança jurídica. Em Sergipe, o TRF5 suspendeu medida semelhante, alegando que os critérios de paridade não constavam no regulamento inicial. Lá, a exigência era de 50% de mulheres e 30% de negros.
A OAB/SC estuda implantar regra parecida em relação à paridade. Se avançar ainda nesta edição, pode enfrentar contestações judiciais. O edital tem previsão de publicação para junho. A lista será enviada ao TJSC e o governador Jorginho Mello escolherá o novo desembargador.
Enoturismo
Pela primeira vez, Santa Catarina marca presença com um estande próprio na Wine South America, maior feira de vinhos e espumantes do Brasil, que começou ontem e vai até amanhã, em Bento Gonçalves (RS). A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado do Turismo, visa posicionar o Estado como um destino consolidado no enoturismo, setor que vem ganhando relevância econômica e turística.
Litígio de 30 anos
Um caso recente julgado em Santa Catarina chamou atenção ao reconhecer e dissolver uma união estável que durou mais de 30 anos. O processo envolveu um companheiro que, após décadas de convivência e diante de grave enfermidade, se viu sem apoio da parceira com quem dividia a vida e os bens.
Mesmo com sua morte ao longo do processo, a Justiça reconheceu a união desde 1990, fixou a dissolução em 2022 e determinou a partilha igualitária dos bens. O caso lança luz sobre a fragilidade de relações longevas marcadas por desequilíbrio afetivo e patrimonial — e sobre o papel do Judiciário na reparação dessas desigualdades.
PL Jovem
Ingo Câmara é o novo presidente da executiva estadual do PL Jovem em Santa Catarina, assumindo a liderança de quase 8.000 jovens filiados que atuam em todo o Estado. Além disso, Ingo assumirá a cadeira de vereador em Florianópolis, no próximo dia 12, substituindo o vereador Bericó durante sua ausência de 30 dias.
Adote um javali
Diante da controvérsia sobre o controle do javali, o deputado estadual Lucas Neves (Podemos), autor da lei estadual que autoriza o manejo e controle populacional do javali-europeu em Santa Catarina, lançou uma campanha irônica: “Adote um javali e leve para a sua casa”. A postagem é uma provocação à Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal no STF.
A provocação viralizou. O javali segue como tema polêmico — e, ao que parece, cada vez mais famoso. “Enquanto o campo sofre com prejuízos e destruição, tem gente preocupada com o bem-estar do javali. Uma praga sem predador natural, que invade lavouras, mata animais e coloca vidas em risco”, escreveu o parlamentar.