A cidade de São José, na Grande Florianópolis, deu início à nova fase do programa Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo. A iniciativa começou ainda na semana passada e tem como foco principal jovens e adultos com baixa escolaridade.
A prefeitura está mapeando bairros e comunidades com maior concentração de pessoas sem escolarização básica, com o objetivo de oferecer ações educativas direcionadas e ampliar o acesso à alfabetização.
São José foi uma das primeiras cidades catarinenses a aderir ao pacto, que é uma iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios. A meta é combater um dos principais desafios da educação brasileira: o analfabetismo funcional.
De acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), três em cada dez brasileiros não conseguem interpretar textos simples ou realizar operações matemáticas básicas. No Sul do país, a taxa é ainda mais preocupante: chega a 35%.
A ação reforça o compromisso do município com a inclusão social e o direito à educação como ferramenta de transformação.