Cardeais se reúnem na última Congregação Geral antes do conclave

Colégio cardinalício repassou informações práticas para os próximos dias; amanhã, participam da missa e vão para a Capela Sistina para início das votações

Jéssica Marçal
Da Redação, com colaboração de Joyce Mesquita 

Foto: Reprodução Vatican Media

A 12ª Congregação Geral dos cardeais em preparação ao conclave foi realizada na manhã desta terça-feira, 6, no Vaticano. Essa foi a última reunião do colégio de cardeais antes do processo de votação e escolha do novo Papa, com início previsto para amanhã.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou os jornalistas que participaram da congregação de hoje 173 cardeais, sendo 130 deles eleitores. Houve 26 intervenções sobre diversos temas.

Entre os assuntos abordados pelos cardeais, estiveram: a consciência de que muitas das reformas promovidas pelo Papa Francisco precisam ser continuadas; combate aos abusos; transparência econômica; sinodalidade; Laudato Si’; a figura do Papa como construtor de pontes, direito canônico, modo de ser cardeal na igreja e diálogo ecumênico. Um tema central da reflexão foi o da comunhão, indicada como vocação essencial para o Papa.

A congregação terminou com a leitura de uma declaração oficial, um apelo dirigido às partes envolvidas em conflitos internacionais. Os cardeais constatam com pesar o aumento dos conflitos na Ucrânia, Oriente Médio e tantas partes do mundo e fazem um apelo por cessar-fogo. 

Na reunião de hoje, foram anulados o Anel de Pescador e o Selo de Chumbo do Papa Francisco, marcando, oficialmente, o fim do pontificado para que o novo Papa seja eleito. 

A anulação do Anel de Pescador e do Selo de Chumbo / Foto: Vatican Media

Organização para os próximos dias

Os cardeais também repassaram algumas indicações concretas sobre os próximos dias. Nesta quarta-feira, 7, às 10h (hora local, 5h em Brasília), será celebrada a missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, uma missa para a eleição do novo Papa. À tarde, os cardeais vão da Casa Santa Marta para a Capela Sistina, onde acontece o conclave.

A primeira votação de amanhã deve acontecer por volta de 12h30 a 13h, pelo horário de Brasília. O horário estimado para a aparição da primeira fumaça é por volta de 14h, pelo horário de Brasília (19h no Vaticano).

Nos demais dias de conclave (não se sabe o tempo que pode durar), acontecem quatro votações, duas pela manhã e duas à tarde. Conforme anunciado anteriormente por Bruni, haverá duas fumaças por dia (após a segunda votação da manhã e após a segunda votação da tarde). Só haverá fumaça após a primeira votação de cada turno se o Papa tiver sido eleito – neste caso, fumaça branca. Enquanto não há definição sobre o novo Papa, a fumaça que aparece é preta. 

O post Cardeais se reúnem na última Congregação Geral antes do conclave apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.