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“O Brasil tem moda, mas precisa cuidar também da sua cultura de moda”, diz Anna Carolina Bassi. Ao lado de Caio Campos, ela fundou a marca Carol Bassi em 2014 e pode-se dizer que, tanto sob sua etiqueta quanto na carreira solo como comunicadora de moda e lifestyle, fez da ideia de “compartilhar” um de seus propósitos. Parece perfeito, portanto, que o novo projeto da marca – o primeiro que joga luz sobre a moda de um ponto de vista cultural – compartilhe com as novas gerações o legado artístico do estilista Conrado Segreto.
Carol não chegou a conhecer Conrado (que faleceu em 1992, após uma breve, porém incontornável contribuição para a moda nacional). No entanto, ao vestir algumas das peças do criador em 2022, sem nem saber, daria o impulso inicial para a criação de “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”. Foi naquele mesmo ano de 2022 que Caio, movido também por recordações em torno dos desfiles-espetáculo do estilista, esboçou uma aproximação com Rita Segreto, irmã do designer e até hoje guardiã de seu espólio. “Ela me presenteou com um livro sobre a obra de Conrado e começamos a conversar. Nessa ocasião, Rita me disse uma frase que nunca mais saiu da cabeça.
Ela falava sobre como, embora a gente viva no tempo da sustentabilidade, ninguém fala sobre a sustentabilidade da memória cultural de um artista como o Conrado”, conta Caio sobre o momento exato em que o casal teve certeza de que gostaria de contribuir com essa missão. Com admiração e respeito, como já diz o nome do projeto. “A ideia de ‘visita’ vem de um termo que diz respeito à chegada em um território diferente, pertencente ao outro. Na definição do dicionário, ‘visita’ é o ato de ir a um lugar para estar com alguém ou ir a um lugar apreciar algo. E é exatamente isso o que Carol Bassi [a marca] busca fazer com o legado de Conrado Segreto”, explica Caio.

Projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”
Em seu primeiro capítulo, a marca apresentou o projeto ao lado de uma porção de croquis inéditos de Conrado, que ilustram sua primeira coleção, desfilada em 1989 na Casa Rhodia (e, vale dizer, algumas das modelos que riscaram a passarela na época estavam também no evento; entre elas, Silvia Pfeifer, Claudia Liz, Alessandra Berriel e Laura Wie). Programados para agosto, o segundo e terceiro capítulo da narrativa incluirão, respectivamente, uma exposição que homenageia Conrado Segreto no atrium do shopping Cidade Jardim, e o desfile de uma coleção que busca reinterpretar os códigos do estilista.

Projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”
As peças, criadas em edição limitada feito item de colecionador, levam a assinatura de Julia Segreto, sobrinha do estilista (e, atualmente, gente de estilo da marca Carol Bassi). “A mulher, sob a perspectiva de Conrado, é absolutamente forte. Isso passa por um posicionamento afirmativo que dialoga muito com a maneira com a qual falamos da mulher hoje em dia. É muito, mas muito atual”, explica Carol.

Projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”
Completando a história – e garantindo que ela seja contada para muitas outras gerações no futuro –, o Centro Universitário Belas Artes foi convidado a integrar o projeto. A partir de agora, o curso de Moda da instituição contará com um olhar mais aprofundado sobre o percurso criativo de Conrado Segreto, que ganhará novo protagonismo na base curricular dos alunos. “Sinto que, na moda, a gente fica valorizando o que já tem valor, ‘hypando o hype’. Porque não olhar para algo muito especial, que está aqui, debaixo do nosso nariz, mas sobre o qual pouca gente fala?”, questiona Carol.
Com Antonia Petta e Milene Chaves
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
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