
Em avaliação aos 100 dias de mandato, o prefeito Valmir Zirke (PP), de Guabiruba, falou sobre a promessa de aumentar o horário de atendimento da Associação Hospitalar. A medida seria uma das ações previstas em seu planejamento de mandato, mas que ainda segue sendo negociada.
O atendimento atual da associação ocorre das 6h às 00h. No mês de janeiro, foi feita a transferência do local de atendimento para o espaço da antiga policlínica, na rua Dez de Junho, no Centro, para buscar uma estrutura melhor.
Zirke também ressaltou que com a extensão do atendimento 24 horas na unidade, o custo para manter a Associação Hospitalar aumentaria, mas que trata-se de um custo necessário. O prefeito menciona que são repassados mais de R$ 230 mil por mês à instituição, com o aumento do horário, o valor deve dobrar.
Outra medida associada à estruturação da unidade, que está nos planos do governo, é o de retomar o credenciamento da associação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Zirke afirma que seria muito útil, principalmente porque os pequenos procedimentos não precisariam mais ser realizados no Hospital Azambuja, em Brusque, mas sim na unidade de Guabiruba.
Além disso, outro ponto mencionado pelo prefeito que também está em fase de negociação é a mudança da administração da Associação Hospitalar para o Hospital Azambuja, para que o hospital de Brusque possa comandar o funcionamento da associação. Essa mudança facilitaria e agilizaria a formalização da parceria.
Sobre as demais unidades de serviço de saúde do município, o prefeito explica que todos os postos de saúde possuem pelo menos dois médicos, mas entende que a demanda ainda é grande.
Novo hospital
Há ainda um grande interesse da população e até da própria Associação Hospitalar de que seja construído um hospital no município, porém, o prefeito explica que para isso, um novo local também é necessário, mas que “está sendo providenciado”.
De acordo com o ele, dois locais estão sendo avaliados e, a princípio, nos próximos dias deve ser decidido qual deles será adquirido. “Para que o projeto possa ser iniciado, para que, daqui a pouco, a gente possa realmente construir um hospital como Guabiruba merece”, finalizou, Zirke.
Assista agora mesmo!
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60:
O post Prefeitura de Guabiruba negocia implantação de atendimento 24 horas na Associação Hospitalar apareceu primeiro em O Município.