O que significa se identificar como uma pessoa andrógina?

Imagens de olhos pintados de azul e uma boca maquiada com batom rosa e brilhos para ilustrar a matéria sobre o que significa se identificar como uma pessoa andrógina.

Ser uma pessoa andrógina é expressar características consideradas socialmente masculinas e femininas ao mesmo tempo — Foto: Canva/Reprodução/ND

Você já ouviu falar no termo andrógino? O significado vai além da aparência, envolve identidade, expressão de gênero e a liberdade de poder ser quem é. Veja abaixo o que significa se identificar como uma pessoa andrógina.

Vários artistas ajudaram a fortalecer e popularizar esse movimento de identificação, quebrando esteriótipos de vestimentas, maquiagens e cortes de cabelo pré-definidos socialmente para homens e mulheres.

O que é ser uma pessoa andrógina?

Ser uma pessoa andrógina significa expressar características consideradas socialmente masculinas e femininas ao mesmo tempo — seja na forma de se vestir, na identidade de gênero ou na aparência.

O que significa a palavra andrógina?

“Andro” vem do grego e significa homem e “gyna”, também da mesma origem, significa mulher. A palavra é utilizada para descrever quem está além dos padrões binários de gênero (homem e mulher) construídos socialmente.

Como é a aparência de uma pessoa andrógina?

A pessoa que se identifica como andrógina pode utilizar cortes de cabelo mais versáteis, maquiagens e roupas que não seguem um padrão masculino ou feminino. Vale ressaltar que isso não define quem a pessoa é, mas como ela prefere se expressar para a sociedade.

Uma pessoa andrógina pode se identificar como homem, mulher, não binária ou de outra forma. Isso porque a androgênia está ligada à expressão de gênero, e não necessariamente à identidade de gênero ou orientação sexual. Em outras palavras, é possível ser andrógino e se identificar com qualquer gênero — ou com nenhum.

Por que é importante falar sobre androgênia?

Falar sobre androgênia é abrir espaço para que mais pessoas possam se expressar com liberdade, sem medo de julgamentos. Também é uma forma de promover o respeito à diversidade e combater o preconceito.

Androgênia na cultura e na arte

Ao longo da história, diversas personalidades famosas ficaram conhecidas por sua estética andrógina. Artistas como David Bowie e Grace Jones ajudaram a popularizar o conceito, mostrando que a mistura de gêneros pode ser uma forma poderosa de expressão artística e pessoal.

No Brasil, o artista Ney Matogrosso é bastante associado à figura andrógina, isso porque ao longo de sua carreira ele desafiou padrões de gênero com suas vestimentas, suas apresentações no palco e até a maquiagem.

*Com informações do Science Direct, Verywell Mind e Cidesp. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.