Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Synerjet Corp., especializada em soluções de aviação executiva e para o agronegócio, está mostrando ao público o Pelican 2, considerada a maior aeronave agrícola autônoma do mundo e totalmente elétrica, desenvolvida pela empresa americana Pyka. A empresa está na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que acontece até 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Desde janeiro deste ano, a Synerjet, que é uma distribuidora da Pilatus Aircraft na região e representante de marcas como Leonardo e Honeywell, está autorizada comercializar as aeronaves da Pyka na América Latina. “Trata-se de um produto que promete revolucionar o setor”, afirma Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.
Com preço inicial de US$ 550 mil, a expectativa da empresa é vender até 20 unidades no Brasil ainda este ano, com as primeiras entregas previstas para 2026, e a participação na Agrishow é parte desta estratégia.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Brasil iniciou 2025 com 2.722 aeronaves agrícolas em operação, sendo 2.088 aviões (77%) e 634 helicópteros (23%). Esse número representa um aumento de 7,21% em relação ao ano anterior. O país mantém a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem cerca de 3.600 aeronaves. Aqui, os principais estados em número de aeronaves são Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A empresa Pyka, com sede na Califórnia, projetou o avião elétrico e autônomo com capacidade para transportar até 300 litros de defensivos agrícolas e cobrir até 90 hectares por hora. Ele possui quatro motores elétricos com potência combinada de 100 kW, envergadura de 11,5 metros, velocidade de aplicação de 60 a 70 nós e autonomia de 35 minutos de voo, com cinco conjuntos de baterias de íons de lítio intercambiáveis, permitindo operação contínua 24/7. A taxa de aplicação é de 10 litros por hectare, com capacidade de cobertura de até 90 hectares por hora
Nos Estados Unidos, o Pelican 2 já recebeu autorização da Administração Federal do país, a FAA, para operação comercial, tornando-se o maior sistema aéreo não tripulado (UAS) aprovado para uso comercial no país. A aeronave já está em operação comercial em países como Honduras, onde é utilizado pela Dole para proteção de plantações de banana.
O post Agrishow: Aviação Agrícola Chega À era das Aeronaves Elétricas e Autônomas apareceu primeiro em Forbes Brasil.