Transformar pesquisas científicas em soluções inovadoras e negócios sustentáveis é um dos principais caminhos para gerar impacto social, impulsionar a economia e fortalecer os ecossistemas de inovação no país.
Conectando esse propósito à prática, o programa Doutor Empreendedor uma iniciativa da com fomento da FAPERG (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro), realizado pela Agir, agência de inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e com a parceria estratégica da Sapienza, na aplicação de metodologia exclusiva, workshops, mentorias e plataforma digital de conhecimentos e inovação, apoiaram a criação e o desenvolvimento de 11 deep techs a partir de pesquisas conduzidas por mestres e doutores em diversas áreas do conhecimento.
Durante 4 meses de atividades, a equipe da Sapienza Zona da Mata Mineira e Rio de Janeiro conduziu capacitações aos pesquisadores visando modelar suas tecnologias como soluções viáveis e escaláveis para o mercado, estruturando negócios de alto impacto alinhados às demandas reais da sociedade e da indústria.
“Foi uma das melhores experiências que tive desde que estou empreendendo. Aconselharia a todo pesquisador que pretende empreender, e de preferência, em estágios iniciais do processo, participasse deste programa”, “, comenta a pesquisadora-empreendedora, Iris Bomilcar.
A metodologia utilizada pela Sapienza no programa da AGIR/UFF foi customizada para as necessidades dos pesquisadores que participaram do programa, possibilitando com que as ações sejam direcionadas para as áreas de conhecimento de cada empreendedor e para o foco do programa fomentado pela Chamada Pública Doutor Empreendedor da FAPERJ/RJ.
As metodologias utilizadas pela Sapienza estão baseadas em conhecimentos científicos de ponta, alinhada a boas práticas mundiais na criação de startups e deep techs, e no âmbito da pesquisa científica em universidades, a experiência da nossa equipe com mestres e doutores pesquisadores e empreendedores faz toda a diferença. Entendemos profundamente as necessidades e a realidade dos pesquisadores e universidades; bem como, entendemos as necessidades do mercado.
Compreender os contextos é extremamente necessário para que as pesquisas saiam do papel e se transformem em negócios inovadores ou possam ser incorporadas em empresas por meio do licenciamento do conhecimento e tecnologias.
O Doutor Empreendedor reafirma a importância de investir na conexão entre a produção científica e o empreendedorismo, impulsionando a criação de novas deep techs e fortalecendo o ecossistema de inovação e negócios.
Se você atua em centros de inovação, incubadora, hubs e universidades e deseja levar a metodologia da Sapienza para os seus pesquisadores e programas de pós-graduação faça contato aqui.
O post Programa impulsiona deeptechs com metodologia da Sapienza no RJ apareceu primeiro em Economia SC.