Pedidos de autorização para viagens com crianças aumenta em 50% em SC

Os pedidos de AEV (Autorização Eletrônica de Viagem) para viagens nacionais e internacionais com crianças e adolescentes menores de 16 anos cresceu 50% em Santa Catarina, somente no primeiro semestre de 2024. Documento formaliza autorização para viagens de crianças desacompanhadas ou com a presença apenas de um dos responsáveis.

Martelo de justiça com avião em cima de suporte para ilustrar matéria sobre pedidos de autorização para viagens com crianças

Menores de 16 anos precisam de autorização para viajar desacompanhados – Foto: Reprodução

Número de pedidos de autorização para viagens com crianças cresceu em SC

Segundo o CNB/SC (Colégio Notarial do Brasil – SC), o número já representa um recorde em comparação ao mesmo período de 2023. A expectativa é de que o índice aumente ainda mais por conta do período de férias escolares.

Em relação ao primeiro semestre de 2022, 2024 teve um aumento de 691%, com 356 pedidos de autorização. Em 2023 foram registrados 238 AEVs entre o período de janeiro a junho. Ao todo, desde o início do serviço online, em 2021, SC teve 1.130 solicitações.

Crianças e adolescentes menores de 16 anos não podem viajar sem autorização – Foto: Freepik/Reprodução/ND

“O avanço da solicitação da AEV no estado e no Brasil todo demonstra a eficiência e a praticidade dos serviços digitais oferecidos pelos Cartórios de Notas”, explica o presidente do CNB/SC, Guilherme Gaya.

Como solicitar

O documento pode ser solicitado pelos pais (ou representantes legais) da criança ou adolescente na plataforma e-Notariado e a validação pode ser feita de forma presencial, em um cartório, ou online por videoconferência.

Além da versão física, os responsáveis podem acessar o documento na versão digital e em formato QR code para apresentar em guichês de aeroportos e rodoviárias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.