Com quase 50% das doses em SC, Joinville começa a vacinar contra dengue no sábado; veja regras

A Prefeitura de Joinville recebeu nessa quinta-feira (22) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 15.701 doses, e anunciou como será o processo de imunização na cidade, cujo início será neste sábado (24).

Vacinas contra a dengue começam a ser aplicadas em Joinville

Com quase 50% das doses em SC, Joinville começa a vacinar contra dengue no sábado – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Joinville ficou com o maior quantitativo de doses dessa primeira remessa que chegou a Santa Catarina, seguido por Jaraguá do Sul com 4.653, Araquari (1.524), São Francisco do Sul (1.409) e Guaramirim (1.303).

Todas as cidades beneficiadas com essa primeiras 29.100 doses são do Norte catarinense, onde há o maior número de mortes por dengue no Estado, com destaque para Joinville que já acumula seis óbitos.

Distribuição da vacina contra a dengue no Norte de SC – Foto: Divulgação/ND

Como funcionará a aplicação?

Em Joinville, oito unidades básicas de saúde estarão abertas neste sábado, das 8h às 12h, para aplicação da vacina contra a dengue. Os locais definidos foram Paranaguamirim, Floresta, Boehmerwald, Aventureiro I, Dom Gregório, Vila Nova Sede, Pirabeiraba e Costa e Silva.

A partir de segunda-feira (26), a vacina também estará disponível nas unidades de todas as regiões da cidade, com exceção das unidades de Jativoca, Comasa e João Costa, que atuam como sentinela para atendimento da dengue.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, a vacina será aplicada apenas em pré-adolescentes de 10 e 11 anos.

Nesta sexta-feira (23), a prefeitura informou que os profissionais já recebem as informações sobre o fluxo de aplicação da vacina, e a Secretaria da Saúde de Joinville realiza logística de distribuição do imunizante para as unidades.

Orientações para pais e responsáveis

Os horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar à unidade pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.

A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não pode receber vacina pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.